Olá mamãezinhas, papaizinhos,
toda a família do Bloguinho!
Hoje resolvi falar um pouco sobre
uma experiência pessoal. E esse é um tema que com certeza interessa muito a
qualquer pessoa que tenha uma criança que já frequenta a sala de aula.
Existem várias metodologias de
ensino, mas, o instrucionismo é a base do sistema adotado na maior parte das
escolas atuais. O instrucionismo recorre
à prática da instrução e o acúmulo de informações ou de conteúdos já
construídos, essa metodologia defende que “a maneira mais eficiente de
se aprender é através da repetição, memorização e imitação, sendo o ensino a
arte de transmitir informações, instruir o aluno para seguir um percurso de
aprendizagem pré-definido conforme o padrão, e colocar o aprendiz em contato
com modelos” (Ribeiro, 2007, p. 8). Meu pequeno estudava em uma escola que
utilizava essa metodologia. Mas, ele não conseguia se interessar e progredir
tão bem como as outras crianças. Não se deve fazer uma base comparativa de
conhecimento entre as crianças, isso é óbvio, cada pessoa evolui no seu tempo.
Porém, diante dessa metodologia, Anthony deveria acompanhar toda a sala e
sentir o mesmo interesse que alguns dos seus amigos possuíam. Isso me era
cobrado constantemente.
A escola era realmente ótima, mas
o sistema de ensino não se adaptava as necessidades do meu filho. Eram horas e
mais horas em reuniões e visitas a coordenação, pois Anthony simplesmente
travava na escola. Em casa, sempre trabalhava com ele de forma mais lúdica,
utilizando exemplos do dia a dia, e ele acabava me surpreendendo na assimilação
do conteúdo, pois fazia as atividades que em sala de aula se recusava a fazer. Fiz
de um tudo para que o meu pequeno conseguisse seguir o sistema da escola, desde
visitas a psicopedagogos a visitas a psicólogos, que acabaram comprovando que
Anthony não tinha problema algum. Me bateu aquele desespero. E agora, o que eu
devia fazer? Não aguentava mais tantas reuniões na direção e Anthony estagnado,
sem evoluir no universo acadêmico. Vindo de uma família de pedagogos, logo
minhas irmãs começaram a me falar sobre outras metodologias de ensino e suas
vantagens. Foi então que descobri o construtivismo.
O construtivismo é inspirado nas ideias
do suíço Jean Piaget (1896- 1980). O método procura instigar a curiosidade, já
que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios
conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas.
Propõe que o aluno participe
ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em
grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros
procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos
e construindo as características do mundo.
Noções como proporção,
quantidade, causalidade, volume e outras, surgem da própria interação da
criança com o meio em que vive. Vão sendo formados esquemas que lhe permitem
agir sobre a realidade de um modo muito mais complexo do que podia fazer com
seus reflexos iniciais, e sua conduta vai enriquecendo-se constantemente.
Assim, constrói um mundo de objetos e de pessoas onde começa a ser capaz de
fazer antecipações sobre o que irá acontecer.
O método enfatiza a importância
do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. A
teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações
padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao
universo pessoal do aluno. As disciplinas estão voltadas para a reflexão e auto-avaliação,
portanto a escola não é considerada rígida. Existem várias escolas utilizando
este método. Mais do que uma linha pedagógica, o construtivismo é uma teoria
psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento
do individuo no decorrer de sua vida.
É impressionante com em apenas
duas semanas de aula Anthony deu um grande passo na sua base de conhecimento. A
construção da reflexão e seu interesse pelo saber estão evidentes. A cada dia
ele chega com uma nova história para contar, hoje, por exemplo, ele me falou
sobre como surgiu o rock, acreditam? E pela primeira vez o vi escrever seu nome
sem que eu precisasse intervir ou ir à escola e passar horas tentando
solucionar o problema do meu pequeno. O construtivismo mudou completamente a
forma que Anthony enxerga a escola, assim como o instigou a querer vivenciar e
aprender coisas novas. Filho feliz e satisfeito, mamãe mega feliz e satisfeita!
Bem, gostaria de mais uma vez deixar
claro que esse depoimento é uma experiência pessoal. Não é porque seu filho
está em uma escola que tem como base metodológica o instrucionismo que ele não
seja capaz de evoluir. Eu estudei em uma escola que utilizava o instrucionismo
e nunca tive problemas. Mas, se o seu anjinho não estiver indo bem na escola, não
por mau comportamento e birras de criança, mas por dificuldades em captar o
conteúdo, que tal conhecer outras propostas de ensino?
É isso. Espero que tenham gostado
da matéria!
Mil beijinhos!!!
Fonte: http://www.pedagogia.com.br/conteudos/construtivista.php
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