quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Como mudei a alimentação do meu filho



Assim como muitas mamães, eu costumava dar ao meu pequeno alimentos que não acrescentavam em nada em sua alimentação. Achava que as guloseimas faziam parte da infância, afinal, o que é uma criança sem doce? A resposta é: Uma criança saudável.

Resolvi adotar uma alimentação saudável na rotina do Anthony, e isso incluía os lanchinhos da escola. Bem, os lanches da escola são um grande vilão, pois seu filho leva uma saladinha de fruta super saudável enquanto o amiguinho dele está levando aquele irresistível salgado, biscoito recheado, bebidas na caixinha... Aquela gama de produtos industrializados que toda criança adora.



Quando matriculei Anthony na nova escolinha procurei saber sobre as iniciativas referentes à alimentação saudável, e lá na sua nova escolinha é PROIBIDO levar lanchinhos industrializados. Isso facilitou muito no processo de reeducação alimentar. Porém, sabemos que nem todas as escolinhas têm essa regra, e com o dia-a-dia corrido nem toda mamãe ou papai tem tempo pra preparar tudo do zero. O segredo é diversificar e não deixar com que as guloseimas façam parte da rotina da criança.

                A primeira semana em que eliminei os vilões da alimentação do meu pequeno, foi uma longa semana de muita conversa para explicar o porque de estar fazendo isso, e também de muito sofrimento para que ele se adequasse a nova rotina alimentar. Mantive a calma e não transformei a hora das refeições em uma guerra, pois se agisse dessa forma estaria fazendo com que o meu filho associasse a comida com tortura, obrigação. Valeu tudo na hora de fazê-lo entender a importância de uma boa alimentação, desde falar sobre as vitaminas que o corpo precisa, fazer comparações com heróis e vilões, a falar sobre a realidade de crianças que não têm o que comer... E pasmem, ele compreendeu tudo no decorrer da semana!

                Um prato bonito muda a vontade de comer, acreditem. O meu pequeno fica com água na boca quando vê um prato colorido e bem decorado. É um momento de muita felicidade quando estamos almoçando e ele me pede pra colocar mais cenoura ou beterraba, e no fundo eu sei que não é só pelo sabor, são pelas cores trazidas ao prato também.

                Bem, não o forcei a comer nada. Como falei anteriormente, eu expliquei porque tudo aquilo estava acontecendo e fui o exemplo pra ele. Não adianta a mamãe ou o papai exigir que o filho tome o suquinho enquanto estão com um copão de refrigerante em mãos, né?

Na hora de comer, diversifiquei o cardápio. Oferecia novas propostas todos os dias. Alguns dias ele rejeitava, outros aceitava. Aprimorar o sabor com molhinhos pode ser de grande ajuda!

Não tornei a comida um brinde por bom ou mau comportamento, mas sempre o elogiava quando ele estava comendo bem. Sempre aproveitei a oportunidade para fortalecer a informação de que aquela comida estava deixando-o mais forte, e ele se sentia tão forte quanto qualquer super herói naquele momento.

Então, depois de algumas semanas nesse processo, sem perceber, o pequeno já estava acostumado com a nova rotina alimentar, e em vez de me pedir um achocolatado me pedia vitamina, trocou o pedido daquele salgadinho por uma frutinha na hora do lanche e começou a achar bonito e a gostar de comer bem. Foi um momento de muita satisfação!!!

Vale salientar que essa rotina foi gerada por mim, e que não é obrigação de ninguém segui-la. Por exemplo, quando Anthony passa o dia com a tia, sempre rola um achocolatado, um salgadinho... E isso não o faz perder o foco da nova alimentação quando ele volta pra casa.


O segredo pra tudo isso é muita paciência, dedicação e amor. Mas, mamães e papais do Bloguinho, de coração, exagerem na paciência nas primeiras semanas! rs Mantendo a calma, o ritmo e a dedicação, logo logo o príncipe ou princesinha de vocês estarão nessa vive de criança saudável.

Beijinhos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário