Gestação (21 - 40 semanas)

21 Semanas de Gestação

21 semanas de Gestação
Inicia-se mais uma semana, a vigésima primeira semana da sua gestação. Junto com ela, muitas felicidades e uma sensação muito prazerosa de ansiedade pela espera do seu bebê.
Além de feliz e ansiosa, certamente você também está um pouco mais confortável do que nas semanas anteriores da sua gravidez, no entanto, como a sua barriga está crescendo, você pode começar a encontrar dificuldades para dormir, mas logo você se acostuma.
Outras novidades também podem ocorrer com você e com o seu bebê durante esta semana. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana da sua gravidez, o seu bebê está pesando algo em torno torno de 300 gramas medindo aproximadamente 18 cm de comprimento, o que pode ser comparado com o tamanho de uma banana. Além disso, ele estará muito mais ativo do que nas semanas anteriores, se movimentando de um lado para o outro e de cima para baixo.
A pele do seu bebê, órgãos e o sistema nervoso central e o sistema digestivo irão continuar a se desenvolver durante esta semana, e embora o sistema digestivo não esteja totalmente formado, ele estará trabalhando.
Os seus intestinos estão começando a se contrair e relaxar lentamente, e o seu bebê já é capaz de engolir e absorver o fluido onde flutua, o líquido amniótico, que embora possa parecer um pouco estranho, isso irá ajuda-lo a desenvolver o seu sistema digestivo.
Os batimentos cardíacos do seu bebê cada vez mais estão ficando mais fortes e talvez já possam ser ouvidos através de um instrumento chamado utilizado pelo seu médico chamado estetoscópio. Se você teve o prazer de ouvir os batimentos cardíacos do seu bebê durante esta semana, compartilhe com as outras mamães comentando abaixo qual foi a sua sensação ao ouvir os batimentos, e caso você não ainda tenha tido a oportunidade de ouvi-los, não fique triste, pois na sua próxima consulta certamente você ouvirá.
Grávida de gêmeos: Se você está grávida de gêmeos provavelmente os seus bebês estão brincando de chutar um ao outro, o que é extremamente normal quando uma mulher está grávida de gêmeos. No entanto, isso não é motivo de preocupação, pois a membrana que separa os seus bebês é muito elástica e eles estão bem protegidos e a membrana não se vai se romper. Portanto, não vá brigar com eles!

 

Alterações no seu corpo

Uma curiosidade que poucas mulheres sabem e que sem dúvida deixará você surpresa é que o apetite sexual de uma gestante cresce de acordo com o desenvolvimento de sua barriga, ou seja, quanto mais a sua barriga vai crescendo mais você sente vontade de ter relações sexuais.
Se a sua gravidez estiver caminhando sem riscos, ter relações sexuais com o seu parceiro será perfeitamente saudável, até mesmo no terceiro trimestre de gestação, onde a barriga de uma gestante está muito maior.
Na medida em que a sua barriga vai crescendo, você e seu parceiro começarão a encontrar certas dificuldades para encontrar posições sexuais que sejam confortáveis, mas nada com que um pouco mais de criatividade não resolva.
Ter relações sexuais durante a gestação pode trazer benefícios e surpresas. Há casos de mulheres que conseguiram o seu primeiro orgasmo tendo relações sexuais durante a gestação. Além do mais, devido ao sexo exercitar os músculos pélvicos, ele os manterá firmes e flexíveis para o parto. No entanto, se o seu médico recomendar abstinência sexual, vocês deverão continuar preservar a intimidade sexual trocando afeto e carícias.


22 Semanas de Gestação

22 semanas de GestaçãoVocê já está completando 22 semanas de gravidez, e neste momento da sua gestação você vai começar a notar que o número de tarefas relacionada ao seu bebê estão aumentando cada vez mais, e sem dúvida isso acaba tomando um pouco do seu tempo e do seu parceiro, e as vezes até estressando. Se isso está acontecendo com você, tente sair um pouco da rotina para não se estressar. Procure um tempo livre e combine algum programa com o seu parceiro, como por exemplo ir ao cinema ou jantar fora.
Além da falta de tempo que talvez você possa estar tendo durante esta semana, você também poderá notar algumas mudanças em seu corpo e algumas novidades em relação ao seu bebê. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Semana a semana o seu bebê continua se desenvolvendo, e durante esta semana o seu bebê já está medindo 19 cm de comprimento e pesando algo em torno de 350 gramas.
Neste momento as pálpebras do seu bebê já devem estar formadas e as sombrancelhas já estão se desenvolvendo. A essas horas o seu bebê já está com as suas unhas formadas e os seus cabelos estão crescendo, o que deixa você um pouco curiosa para saber qual será a cor e o tipo de cabelo que ele terá.
O cérebro do seu bebê está se desenvolvendo cada vez mais rápido, e o desenvolvimento irá continuar até que o seu bebê complete 5 anos de idade.
Cada vez mais as rugas começam a aparecer na pele do seu bebê durante esta semana. No entanto, você não precisa se preocupar, pois as rugas sumirão quando ele nascer.
O sistema límbico, responsável por controlar as emoções e sentimentos do seu bebê está se desenvolvendo, e por incrível que pareça, isto fará com que você mude de humor nas próximas semanas.
O senso de paladar do seu bebê está se desenvolvendo cada vez mais, e normalmente, quando o bebê está nesta fase de gestação ele já sabe diferenciar o que tem gosto bom e o que não tem. Se você vê-lo através de uma ultrasonografia 3D durante este período, ele poderá estar colocando a língua para fora para provar o líquido amniótico e depois fazendo careta. Sinal que o sabor do líquido amniótico não deve ser nada bom.

 

Alterações no seu corpo

Com 22 semanas de gravidez certamente você já deve ter ganhado uma certa quantidade de peso devido ao desenvolvimento do seu bebê. Esse peso extra que você ganhou, pode causar dores nas suas costas, o que é natural durante a gestação.
Uma boa maneira para você aliviar essa tensão é deixando de usar sapatos com saltos muito alto. Você também deve evitar de ficar sentada ou em pé por um longo período de tempo. Além disso, lembra-se de repousar os seus pés sobre um banquinho quando você estiver sentada.
Outros desconfortos que podem ocorrer devido ao aumento da sua barriga, é na hora de realizar algumas tarefas do dia-a-dia, como por exemplo subir ou descer escadas. Normalmente, subir ou descer escadas na gravidez, pode trazer um pouco de insegurança, então o melhor a se fazer nesse tipo de situação é tentar evitar subi-las. No entanto, há casos em que não da para evitar, então se este for o seu caso procure não ficar ofegante na hora da subida ou da descida para não se desequilibrar.
Durante esta fase de gestação, muitas mulheres sentem coceira em suas barrigas, portanto, se isto estiver acontecendo com você, não se preocupe, pois é natural. O que você deve fazer para evitar essas coceiras é hidratar o local onde coça com loções hidratantes para prevenir estrias. Além de reduzir a coceira, certamente a sua pele ficará mais macia e cheirosa.


23 Semanas de Gestação

23 semanas de GestaçãoVocê já está completando 23 semanas de gestação, e logo você estará completando os seus 7 meses de gravidez. Um avanço e tanto não é mesmo? Pois é, e daqui em diante as coisas tendem a ser mais rápidas ainda, afinal só faltam pouco mais de 3 meses para o momento mais esperado, o dia do parto.
Enquanto este dia não chega, só resta a você continuar lendo e saber as novidades que podem ocorrer com você e com o seu bebê durante esta semana. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana o seu bebê cresceu mais um pouco, e neste momento ele pode estar medindo 20 cm de comprimento e pesando aproximadamente 460 gramas, o que pode ser comparado a um boneco pequeno.
O corpo do seu bebê está ficando cada vez mais gordinho e a sua pele ainda se encontra enrugada devido à falta de gordura subcutânea. No entanto, você não precisa se preocupar, pois após o nascimento a pele do seu bebê estará normal.
Você também pode começar a perceber que os movimentos do seu bebê estão se tornando cada vez mais constantes, o que é normal nesta fase da gestação. As atividades do seu bebê daqui pra frente tendem a ser mais agitadas. Portanto, não se preocupe caso o seu comece comece a se movimentar todo o momento.
O sistema digestivo, circulatório e respiratório do seu bebê estão quase formados, e logo o seu bebê estará preparado para a vida fora do seu útero.
A audição do seu bebê está bem desenvolvida nesta momento, e agora ele já pode ouvir a sua voz claramente e até mesmo o barulho digestivo e o seu coração batendo.
Dicas: Como a audição do seu bebê está mais apurada, você pode começar a conversar com o seu bebê. Isso mesmo que você leu, conversar. Há pessoas que pensam que conversar com o bebê é loucura, mas mal sabem elas que estão totalmente erradas. Conversar com o bebê ainda na barriga da mãe é a coisa mais natural do mundo, além disso ajuda no fortalecimento do vínculo materno-filial. Isso vale para o seu parceiro também.
Prematuro: Caso o seu bebê nasça durante esta semana ou até a semana 26 da sua gestação, infelizmente haverá a chance dele não sobreviver. Agora, caso ele nasça após a semana 26, a possibilidade dele sobreviver será bem maior, chegando ficar entre 80 a 90 por cento. Vale ressaltar que os fatores que determinam a possibilidade de sobrevivência do bebê são vários.

 

Alterações no seu corpo

Se durante esta fase da sua gestação você notou uma linha escura no meio da sua barriga, diga olá para ela. Para falar a verdade, esta linha sempre esteve na sua barriga, mas você jamais deve ter notado até o momento não é mesmo? Isso acontece devido ao aumento de hormônios durante a gravidez. No entanto, você não precisa se preocupar com ele, pois após o nascimento do seu bebê ela sumirá.
Outra alteração que pode estar incomodando você durante esta semana são as coceiras na barriga. Essa coceira surge devido ao esticamento da pele, provocando as estrias, que por sua vez resultam na coceira. O que você deve fazer para evitar as coiceiras é utilizar algum creme hidratante específico para prevenção de estrias e que seja aprovado pelo seu médico.
As alterações de humor podem começar a aumentar nesta fase da gestação. No entanto, você não precisa se preocupar, pois elas são normais e logo vão desaparecer no final do terceiro trimestre ou após o nascimento do seu lindo bebê. É importante que o seu parceiro também saiba que essas mudanças de humor podem ocorrer devido a sua gravidez. Assim, você e o seu parceiro podem evitar possíveis desentendimentos.


24 Semanas de Gestação

24 semanas de GestaçãoAté o momento já se passaram 24 semanas de gestação, e na próxima semana você estará caminhando para o sétimo mês de gravidez.
A esta altura da sua gestação, provavelmente você não consegue mais enxergar os seus pés se estiver em pé olhando de cima para baixo. A sua barriga cresceu bastante, e agora faltam pouco mais de 3 meses para o dia do parto.
Enquanto o momento tão esperado não chega você deve continuar se cuidando e seguindo as recomendações que o seu médico receitou. Além disso, mantenha-se sempre informada sobre a sua gravidez semana a semana e compartilhe as suas experiências com outras futuras mamães através do nosso portal.
Continue lendo e saiba as novidades que podem ocorrer com você e com o seu bebê durante esta semana da sua gestação. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Esta será outra semana em que o seu bebê se desenvolverá bastante. Neste momento ele pode estar medindo 21 cm de comprimento e pesando aproximadamente 540 gramas.
Apesar do seu bebê permanecer a maior parte do tempo parado dentro da sua barriga, ele está trabalhando a todo momento, e logo ele estará preparado para viver fora do seu útero.
Nesta semana o seu bebê ainda se encontra com a pele enrugada. No entanto, ele já está começando a desenvolver uma camada de gordura por todo o corpo, que fará com que a pele dele fique normal e que também vai ajudar a protege-lo do frio quando ele estiver fora do útero.
Devido ao rápido crescimento do seu bebê durante esta semana, o espaço uterino que ele ocupa provavelmente ficará um pouco mais apertado nesta semana, e certamente a sua barriga ficará um pouco maior.
Logo os pulmões do seu bebê começarão a produzir uma substância conhecida por surfactante. Esta substância permitirá que o seu bebê respire fora do útero.
As atividades do seu bebê durante esta semana é bem maior do que nas semanas anteriores. É provável que durante esta semana o seu bebê comece a dar cambalhotas, chutes e socos com mais freqüência.
O seu bebê também já pode ouvir praticamente tudo o que você e as pessoas que estão em sua volta falam. Se você já escolheu o nome do seu bebê, essa é uma boa hora para acostumá-lo a ser chamado pelo nome.

 

Alterações no seu corpo

Se o seu umbigo saltou para fora, bem-vinda ao clube. Muitas mulheres quando engravidam ficam com o umbigo saltado para fora. No entanto, você não precisa se preocupar, pois quando o seu bebê nascer, o seu umbigo voltará ao normal.
Você também pode começar a notar um aperto no seu útero ou no abdômen. Elas também são chamadas de contrações de Braxton ou Braxton Hicks. Você não deve ficar preocupada com essas contrações, pois eles são normais nessa fase da gestação. Elas acontecem devido ao seu útero estar se exercitando e se preparando para as contrações verdadeiras de trabalho de parto.
Dia após dia você pode sentir mais dificuldades para dormir devido a incomodações tais como ansiedade, azia, micção freqüente, cãibras e desconforto. Mas, tendo o repouso adequado e seguindo as recomendações que o seu médico lhe receitou, certamente você se sentirá melhor.
Medo do parto: Não há dúvidas que as suas espectativas para o dia do parto estejam aumentando. Se você vai se tornar mãe pela primeira vez, provavelmente já deve ter pensado sobre o parto ser doloroso ou não. Não se preocupe com isto, pois o seu médico pode ensinar a você alguns exercícios de respiração e de relaxamento que irão lhe auxilar a encararar o parto de uma forma mais tranqüila. Além disso, também existem cursos preparatórios para o parto que ensinam as futuras mamães a se prepararem para o parto. Portanto, se você achar necessário, faça o curso. Certamente você ficará muito mais tranqüila em relação ao dia do parto.


25 Semanas de Gestação

25 semanas de GestaçãoFinalmente você está entrando na sua sétima semana de gestação. Isso significa que logo você começará a visitar o seu médico com mais freqüência.
Você provavelmente está se sentindo muito melhor com a sua gravidez. Nesse momento, certamente você já deve estar começando a pensar sobre o que vem depois do nascimento do bebê. Quando isso acontece, muitas mulheres começam a ter a sensação de que estão correndo contra o tempo.
Onde o bebê vai dormir? Qual será a cor do quarto do bebê? Qual nome eu devo colocar no bebê? Essas são típicas perguntas de uma mãe que está no sétimo mês de gestação. Se esse montueiro de perguntas começaram a preocupar você, você deverá manter a calma e tentar resolver uma de cada vez para não haver possíveis estresses.
Deixando as preocupações um pouco de lado, vamos falar um pouco sobre as novidades que podem ocorrer com você e com o seu bebê durante esta semana. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Nesta semana o seu bebê cresceu ainda mais. Neste momento ele pode está medindo 22 cm de comprimento e pesando aproximadamente 700 gramas.
As estruturas da coluna vertebral do seu bebê estão começando a se formar, e neste momento ela é composta de 33 anéis, 150 juntas e mais de 1000 ligamentos.
Os vasos sanguíneos já estão bem desenvolvidos. Além disso, as narinas do seu bebê que até então estavam fechadas, começam a se abrir, e neste momento ele começará a praticar a respiração inspirando o líquido amniótico.
Os ossinhos do seu bebê continuam a endurecer cada vez mais, e suas perninhas e seus bracinhos estão crescendo quase que na mesma proporção que será após o nascimento.
Neste momento, as pequenas mãozinhas do seu bebê já podem abrir e fechar, e provavelmente ele deve estar brincando de apertar e puxar o cordão umbilical. No entanto, você não precisa se preocupar, pois o seu bebê não tem tanta força a ponto de arrancar o cordão umbilical.
A pele do seu bebê que até então era translúcida começa a se tornar um pouco mais rosada. Isso acontece devido ao desenvolvimento do menor dos vasos sanguíneos do seu bebê, os capilares.
A cores dos olhos do seu bebê ainda não são definitivas. Isso significa que ao longo do desenvolvimento do seu bebê, as cor de seus olhos podem mudar. Este fenômeno acontece porque alguns pigmentos precisam de luz para se forma apropriadamente.
Entre os sentidos do seu bebê mais desenvolvido durante esta semana provavelmente é a audição.

Alterações no seu corpo

Com 25 semanas de gestação o seu útero está do tamanho de uma bola de futebol, e cada vez mais o seu útero pressiona o seu pélvis e as costas. Isso explica as dores em suas pernas e as dores nas costas que você pode estar sentindo ultimamente. Felizmente, essas dores que você anda sentindo podem ser aliviadas com repouso ou com um bom banho morno relaxante.
Você deve ter reparado que o seu cabelo ficou mais grosso, mais cheio, mais abundante e mais escuros, principalmente o cabelo do seu corpo. Isso acontece devido ao aumento de seus hormônios, e assim reforçam a capacidade de crescimento de mais pêlos no seu corpo. No entanto, você não precisa ficar preocupada, pois após o nascimento do seu bebê tudo voltará ao normal.
Outro acontecimento que talvez também esteja incomodando você, são as coceiras. Elas são muito comuns durante a gravidez e raramente são algo muito sério. No entanto, se você se coça constantemente e já não agüenta mais de tanto coçar, o melhor a se fazer é consultar o seu médico, pois provavelmente ele irá lhe receitar algo para aliviar a coceira.
Outro fenômeno que pode acontecer com você durante este período de gestação é a dor ciática. Esta dor ocorre devido o bebê pressionar a sua cabecinha contra os ossos pélvicos, comprimindo as raízes do nervo ciático. Consulte o seu médico caso você sinta essas dores.


26 Semanas de Gestação

26 semanas de GestaçãoVocê está completando 26 semanas de gravidez e logo estará indo para o seu terceiro trimestre de gestação. Alguns meses atrás você estava com a sua barriga totalmente normal e agora está praticamente do tamanho de uma bola de futebol. Realmente, isto é algo extraordinário e sem explicação, mas sem dúvida é uma das sensações mais realizadoras que uma mulher pode vivênciar. A sensação de ser mãe.
Esta semana será uma semana bastante agitada, começando pelas atividades do seu bebê. Ele fará muito mais movimentos do que nas semanas anteriores. Além disso, outros afazeres como por exemplo ir às compras, devem estar ocupando bastante do seu tempo e deixando você um pouco cansada.
Além de uma semana agitada, também será uma semana cheia de novidades para você a para o seu bebê. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana o seu bebê continua a se desenvolver rapidamente. Neste momento ele pode estar medindo 24 cm de comprimento e pesando algo em torno de 910 gramas. Logo ele estará completando 1kg.
Durante este período o seu bebê passa a maior parte do tempo dormindo. No entanto, ele está dando duro se preparando para a vida fora do útero.
As suas unhas, sobrancelhas e os cílios estão crescendo cada vez mais, e esse processo de crescimento se estenderá durante a vida toda.
A pele do seu bebê, que alguns meses atrás era translúcida a ponto de ser possível enxerga através de sua pele, está se tornando enrugada e ganhando uma coloração rosada. Além disso, o seu bebê continua a desenvolver uma camada gordurosa em volta de seu corpo que irá protegê-lo durante o parto.
Os pulmões continuam a amadurecer com o desenvolvimento de sacos aéreos e também começam a produzir uma substância chamada surfactante. Essa substância ajudará o seu bebê a respirar fora do útero. Por falar em respiração, o seu bebê começará a inspirar pequenas quantidades de líquido amniótico durante este período.
Alguns dos reflexos que o seu bebê desenvolve durante este período é o reflexo de sucção de lábio, uma vez que começa a chupar os seus pequenos dedinhos. O reflexo surpresa também será desenvolvido, uma vez que o seu bebê começará a reagir aos barulhos externos, assim como se estivesse tomando um susto. No entanto, com o atual conforto da vida humana esse instinto não é tão necessário como foi para os nossos antepassados.
Chances de sobreviver: A cada dia que se passa, as chances de sobrevivência do seu bebê caso ele nasça, aumentam cada vez mais. Caso ele nasça neste período ele terá de 70 a 80 por cento de chance de sobreviver.

Alterações no seu corpo

Durante esta semana você pode sentir desconforto devido à indigestões ou azias, o que de fato é comum nesta fase. A razão para isto acontecer é que durante a gravidez, a progesterona retarda o esvaziamento do estômago, com o objetivo de permitir que o bebê absorva mais nutrientes. Além disso, o seu útero em expansão também pode colocará pressão extra sobre seus intestinos, causando azia e indigestão.
Você pode estar encontrando dificuldades para dormir. Encontrar uma posição confortável para dormir pode estar sendo um missão impossível. Todo o tempo gasto indo da cama para a cozinha e da cozinha para o banheiro devem estar atrapalhando as suas noites de sono. Para evitar esse tipo de incomodação, procure certificar-se antes de dormir de satisfazer todas as suas necessidades, e ao se deitar esteja sempre acompanhada de uma almofada confortável.
Os seus hormônios continuam a mudar à medida que você se aproxima do final do segundo trimestre. Devido isso acontecer, as dores de cabeça podem vir a se tornarem mais freqüentes. Por isso, peça ao seu médico com antecedência, um remédio para dor de cabeça que não tenha contra-indicações para gestante, pois caso elas venham a ocorrer você tenha que a agüentar as dores.
Você também pode começar a sentir as contrações de Braxton Hicks regularmente. Essas contrações são indolores, mas a sensação é igual a cólica menstruação, e ocorrem em intervalos irregulares. As contrações de Braxton Hicks são uma maneira de preparar o seu útero para o trabalho de parto.
Grávida de gêmeos: Se você está grávida de gêmeos provavelmente terá mais contrações de Braxton Hicks que mulheres que estão grávidas de apenas um bebê.


27 Semanas de Gestação

27 semanas de GestaçãoNo final desta semana se encerrará o final do segundo trimestre da sua gravidez. As coisas podem parecer que estão indo cada vez mais rápidas, o que é muito normal nesta fase da gravidez, afinal só faltam pouco mais de 2 meses para o dia do parto.
A partir desta semana as mudanças tendem a ser radicais, e várias novidades podem ocorrer com o seu corpo e com o seu lindo bebê que está se desenvolvendo dentro de você. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

O seu bebê continua a ganhar peso e crescer de forma fenomenal. Neste momento ele pode estar medindo cerca de 25 cm de comprimento e provavelmente ele deve estar pesando 1 Kg. Sem dúvida é um avanço extraordinário.
Nesta fase da gravidez, as características faciais do seu bebê estão quase que completamente desenvolvidas. Sem dúvida isso aumenta a curiosidade de qualquer mãe para saber como será as feições do bebê, mas infelizmente você só poderá ver daqui há algumas semanas.
Os órgãos internos e seus sistemas também continuam a crescer, amadurecer e a se desenvolver rapidamente, e durante este período, as pálpebras do seu bebê se abrirão, e as retinas dos seus olhos irão começar a amadurecer, permitindo que seus olhos finalmente recebam luz e traduzam as imagens.
O cérebro do seu bebê está se aprimorando a cada vez mais, e a cada dia que se passa a possibilidade do seu bebê nascer com seqüelas caso ela nasça prematuro diminuem bastante. No entanto, infelizmente ele permanecerá incubado por algumas semanas porque ainda não tem gorduras o suficiente para manter seu corpinho esquentado.
A audição do seu bebê está bem desenvolvida durante este período. No entanto, os sons podem ser um pouco abafados devido os ouvidos estarem cobertos por vérnix e o seu bebê está imerso em líquido amniótico. Mas, mesmo assim o seu bebê já consegue reconhecer a sua voz e a do seu parceiro.
Os pulmões e o sistema imunológico do seu bebê estão em processo de amadurecimento durante esta semana, e logo eles estarão funcionando perfeitamente. Se o seu bebê nascesse hoje ele teria boas chances de sobreviver.

 

Alterações no seu corpo

Durante esta semana os seus níveis de fadiga aumentarão em grande escala. Há vários fatores que levam a esta condição, como ganho de peso, falta de ar e também as noites de sono perdido.
Durante este período você vai continuar a engordar, e esse processo de ganho de peso poderá continuar até a semana 37 da sua gravidez.
Devido à compressão do tamanho da bexiga com o aumento do seu bebê, você poderá a sentir micção freqüente (Vontade de fazer xixi a todo instante). Portanto, não se assuste caso você tenha vontade de ir ao banheiro de 10 em 10 minutos.
Você poderá notar que o vazamento de urina quando tossir, quando faz exercícios, quando se movimentar para pegar alguma coisa ou até mesmo rir. Você também poderá experienciar mais inchaços durante este período e suar bastante devido ao aumento da sua temperatura corporal basal.
Com o aumento do tamanho do seu bebê, você poderá encontrar certas dificuldades para respirar. Isso acontece porque o aumento do tamanho do útero pressiona o diafragma, dificultando que o seu pulmão se encha completamente de ar.
O seu corpo instintivamente nutre e protege o seu bebê enquanto ele está dentro de você. No entanto, após o nascimento, você terá que desenvolver essas habilidades. Portanto, pense na possibilidade de você se inscrever para aulas de parto de seu centro comunitário local ou hospital para aprender sobre temas como trabalho, as opções para alívio da dor, o que esperar depois do parto, problemas comuns em bebês, amamentação materna e amamentação artificial. Após o curso certamente você se sentirá mais confiante, especialmente se você está sendo mãe pela primeira vez.


28 Semanas de Gestação

28 semanas de GestaçãoParabéns! Você chegou ao final do segundo trimestre da sua gravidez. Certamente você começará a ver o seu médico com muito mais freqüência durante este período, chegando a visitá-lo 2 vezes por mês.
Daqui em diante, a sensação de que logo você estará com o seu lindo bebê no colo provavelmente aumentará. Não há dúvidas que você também já deve ter pensando sobre como será a sua rotina após o nascimento do seu bebê, aonde ele vai dormir e as futuras artes que ele poderá aprontar quando estiver mais crescidinho, como por exemplo rabiscar as paredes com canetinha. No entanto, não é muito bom pensar por esse lado. Procure pensar na felicidade que você terá tendo a oportunidade de mimar aquela coisinha miudinha e muito fofinha.
Enquanto este momento não chega, vamos dar uma olhada nas alterações que podem ocorrer no seu corpo e as novidades do desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Seu bebê cresceu mais um pouquinho durante esta semana, e neste momento ele pode estar medindo 26 cm de comprimento e pesando cerca de 1150 gramas. O seu peso tende a aumentar cada vez mais em que a camada de gordura cresce sobre sua pele.
Uma novidade que provavelmente você vai gostar de saber é que durante esta fase da sua gravidez, o seu bebê começará a se familiarizar com a sua voz. Ele também será capaz responder aos sons externos. Inclusive, existem estudos que comprovam que se o seu bebê ouvir a mesma melodia ele poderá reconhecê-la depois que está fora da barriga da mãe.
Devido o seu bebê estar imerso constantemente em líquido amniótico a pele do seu bebê continuará a se enrugar. No entanto, você não precisa se preocupar com isso, pois ele não nascerá com a pele enrugada.
Os olhos do seu bebê começarão a piscar freqüentemente durante esta semana. O motivo para isto acontecer é que partir desta semana o seu bebê será capaz de responder à luz ao escuro.
Se você fizer uma ultra-sonografia 4D, talvez tenha a oportunidade de ver o seu bebê fazendo rápidos movimentos com seus olhos enquanto dormem. Movimento este bem similar ao que fazemos quando estamos sonhando. Devido este fenômeno acontecer, os especialistas acreditam que os fetos podem sonhar. Isso provavelmente nos deixa com uma certa curiosidade em saber sobre o que eles sonham.
Na sua próxima consulta pré-natal o seu médico poderá dizer se o seu bebê está de cabeça para baixo com os pés para cima ou cabeça para cima com os pés para baixo (Posição pélvica). Quando o bebê está na posição pélvica pode ser necessário que o parto seja cesariana. No entanto, você não precisa se preocupar com a posição do seu bebê, pois ainda há 2 meses para o seu bebê trocar de posição.

Alterações no seu corpo

Durante esta semana o seu abdômen continua a crescer, e talvez você possa começar a ter a sensação de que perderá o equilíbrio.
Alguns dos sintomas que você poderá sentir durante esta fase da sua gestação incluem azia, prisão de ventre, hemorróidas, incontinência urinária, varizes, inchaço e às vezes, prurido cutâneo. Além disso, os seus seios podem começar a secretar colostro.
Seu médico provavelmente vai querer vê-la a cada duas semanas durante este período. Se você não tiver feito um curso para o parto, você poderá fazer algumas leituras sobre o assunto para se familiarizar com o que acontecerá durante o parto.
Seu médico agora poderá querer testar o seu tipo de sangue para determinar se você precisa o que eles chamam de tiro Rhogam. Um tiro Rhogam pode prevenir complicações, como por exemplo identificar se você e o seu bebê possuem tipos de sangue incompatíveis.
Neste momento é muito importante que você saiba os sinais e sintomas do trabalho de parto. Se você sentir qualquer dor intensa nas costas ou cólicas menstruais do tipo que vão e vem ou o seu útero se contrai de 4 à 6 vezes por hora, contate imediatamente o seu médico.
Abaixo separamos alguns sintomas que você deve ficar alertar durante este período, pois podem ser sinal de trabalho de parto.
  • Dor ou ardêrncia ao urinar
  • Dor intensa no abdômen
  • Vazamento do fluido
  • Pressão pélvica intensa
  • Febre alto ou dor de cabeça constante
Todos os sintomas acima são sinais do trabalho de parto. Portanto, é muito importante que você saiba identificá-los, para assim contatar o seu médico.


29 Semanas de Gestação

29 semanas de GestaçãoParabéns! Você já está na semana 29 da sua gestação, e agora falta pouco mais de algumas semanas para o momento mais esperado por você e pelas pessoas ao seu redor, o dia do parto.
Este é o momento da gravidez onde pode ser comparado aos últimos minutos de uma partida de de futebol. Tudo pode acontecer. Se você estava ansiosa para o término da gravidez, prepare-se, pois durante esta semana a sua ansiedade poderá aumentar ainda mais. Como diria o Galvão Bueno: haja coração!
Enquanto este momento não chega, vamos dar uma olhada nas alterações que podem ocorrer no seu corpo e as novidades do desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana o seu bebê continuará crescendo em passos largos. Neste momento ele pode estar medindo 29 cm de comprimento e pesando cerca de 1300 gramas.
Agora a cabecinha do seu bebê está proporcional ao resto do corpo, e o seu cérebro já consegue controlar a temperatura corporal e a respiração. Além disso, as células nervosas do seu cérebro continuam a ser desenvolver.
Os movimentos do seu bebê podem começar a diminuir durante esta semana. Isso pode ocorrer devido o seu bebê estar ficando cada vez maior, fazendo com que o espaço no útero seja cada vez mais apertado. Mas, mesmo assim você ainda poderá sentir os seus chutinhos e soquinhos.
Conforme o seu bebê vai engordando a sua pele deixa ser enrugada e começa a ter a sua forma natural, assim como nos comerciais da televisão, macia e suave.
Algumas novas habilidades tais como tosse, sucção, soluço e respiração, estão sendo exploradas pelo seu bebê durante esta semana. Além disso, outra novidade interessante é que a partir deste período o sono do seu bebê passa a incluir REM (rápido movimento dos olhos enquanto dorme). Isso leva aos especialistas acreditarem que durante esta fase de gestação os bebês começam a sonhar.
Durante este período, é importante que você comece a consumir uma boa quantidade de proteína, vitamina C, ácido fólico, ferro e cálcio, pois cerca de 200 mg é depositado a cada dia no esqueleto do bebê. Portanto, consuma alimentos ricos nesses nutrientes.

 

Alterações no seu corpo

Durante esta semana o seu útero está cerca de 3,5 a 4 centímetros acima do seu umbigo. Neste período você deve ficar alerta aos movimentos do seu bebê para reconhecer qualquer alteração. Se você detectar padrões de movimentos anormais ou uma redução substancial do movimento, você deverá contatar o seu médico imediatamente.
Agora, mais do que nunca, é importante que você coma várias pequenas refeições por dia. Seu bebê precisa de nutrientes, e os processos digestivos retardam bastante devido ao aumento dos níveis de progesterona e a diminuição do espaço em sua barriga.
Outra coisa que é muito importante durante este trimestre, é que você beba bastante água para ajudar a evitar a constipação, que pode resultar em hemorróidas.
Os primeiros pingos de leite materno, chamado também de colostro, podem começar a sair dos seus seios durante este período, e logo você estará preparada para amamentar o seu lindo bebê.
Se você trabalha, a partir desta semana em diante você poderá começar a sentir um certo desconforto no trabalho. Este é o momento para tomar as medidas necessárias para tirar a licença maternidade, a fim de ficar longe de qualquer aborrecimentos indesejáveis e que podem afetar a sua saúde e a do seu bebê.
Durante este período você pode começar a sentir os chamados contrações de braxton Hicks. Essas contrações são como se os músculos do seu útero estivessem contraindo por cerca de 30 a 60 segundos. Você deve ficar atenta a essas contrações caso elas passem de 5 vezes em um período de uma hora, pois isso pode significar que você esteja e início de trabalho de parto prematuro. Portanto, contate o seu médico imediatamente.


30 Semanas de Gestação

30 semanas de GestaçãoNesta semana você completará 3 quartos de sua gravidez. Isso significa que agora só faltam 10 semanas para finalmente você poder carregar o seu bebê no colo e enchê-lo de mimos.
Agora é a hora para você começar a desfrutar das suas últimas semanas de sua gravidez. Se você tiver a oportunidade, faça um jantar romântico com o seu parceiro para comemorar a chegada de um novo membro na família.
Enquanto este novo membro não chega, vamos dar uma olhada nas alterações que podem ocorrer no seu corpo e as novidades do desenvolvimento do seu bebê durante esta semana. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Durante a semana 30 de sua gestação, o seu bebê não cresceu bastante e nem engordou, pois o desenvolvimento desta semana é canalizado para o cérebro. Mas, mesmo assim o seu desenvolvimento continua, e neste momento ele pode estar medindo aproximadamente 28 cm de comprimento e pesando algo em torno de 1350 gramas.
Durante esta semana está sendo depositado uma camada de gordura ao redor do corpo do seu bebê, tornando-a mais lisa e macia, assim como nos comerciais de TV. Essa gordura vai ajudar o seu bebê a regular a sua temperatura corporal após o nascimento.
O cabelo chamado lanugem, que foi desenvolvido no corpo do seu bebê, vai começar a cair a partir desta semana. No entanto, alguns bebês ainda podem ter o cabelo em seu corpo mesmo após o nascimento.
As suas unhas das mãos e dos pés agora estão totalmente formadas, e crescendo como nunca. Em adição, a medula óssea do seu bebê agora é responsável pela produção de glóbulos vermelhos.
A medida que o seu bebê cresce, ele começará a ocupar um espaço maior na sua barriga, e assim, o volume de líquido amniótico em sua barriga começará a diminuir, e cada vez mais o seu bebê terá dificuldades para fazer movimentos devido ao espaço apertado em sua barriga. Portanto, não se assuste se o seu bebê não fazer tantos movimentos como algumas semanas atrás. No entanto, se os movimentos cessarem por completo, você deverá contatar o seu médico imediatamente.
O seu bebê também está se preparando para ficar na posição do parto normal, isto é, de cabeça para baixo. Na sua próxima consulta, se o seu médico fizer uma ultra-sonografia em você, ele lhe dirá em qual posição o seu bebê está. Caso o seu bebê esteja na posição pélvica (de cabeça para cima com os pés para baixo), você não deverá se preocupar, pois ainda haverá 10 semanas para o seu bebê mudar de posição.

 

Alterações no seu corpo

Durante esta semana você pode começar a se sentir um pouco cansada. Isso acontece devido ao aumento dos níveis de progesterona em seu corpo, e em parte porque você esteja tendo problemas para ficar confortável o suficiente para dormir à noite. Uma boa alternativa que pode ajudar a você reduzir esta fadiga é praticando exercícios relaxantes. Mas, você não deve exagerar em qualquer atividade física, pois pode ser prejudicial a você e ao seu bebê.
Neste momento provavelmente o seu médico vai testar o seu tipo de sangue e o tipo de sangue do bebê. Isto é muito importante para toda mulher grávida, pois se o seu tipo de sangue e o do seu bebê não coincidirem, então há um chance de você produzir anticorpos que podem eventualmente levar a um ataque ou prejudicar o seu futuro bebê. Isto raramente acontece, e pode ser tratado facilmente com a medicina moderna.
Você poderá notar um certo inchaço nos tornozelos e nas pernas. Cerca de 40 a 75% das mulheres grávidas desenvolvem estes inchaços. Este sintoma é mais comum no final da fase gestacional, principalmente em dias quentes ou quando a gestante passa um longo período em pé.
Apesar de inchaços durante a gestação serem normais, você deverá alerta caso você note algum inchaço nas mãos e no rosto, pois isto são possíveis sinais de pré-eclâmpsia. Portanto, você deverá entrar em contato com o seu médico imediatamente.
Além de inchaços, varizes também são muito comuns durante a gestação. Elas são causadas pela fraqueza nas veias de pequeno porte, que transportam o sangue de volta ao coração. Normalmente, elas aparecem nas pernas e nos tornozelos com coloração avermelhada, azuladas e as vezes arroxeadas.
Essas veias podem ser tornar piores em sua fase final de gestação devido à pressão sobre as veias da perna. Nesses casos, evite ficar sentada por um longo período de tempo com as pernas cruzadas.


31 Semanas de Gestação

31 semanas de GestaçãoDurante esta semana a contagem regressiva se inicia, e agora só faltam nove semanas para finalmente chegar o dia do parto. A maioria das mulheres nesta fase de gestação ficam bastante ansiosas pela espera do bebê, e sem dúvida esta também deve ser a sua situação.
O que recomendamos para você neste momento é que controle a sua ansiedade e esteja bem relaxada para o dia do parto, que por sinal pode acontecer a qualquer momento.
Enquanto o momento esperado não chega, continue lendo e saiba as alterações que podem ocorrer no seu corpo e as novidades do desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

O desenvolvimento do seu bebê continua durante esta semana, e neste momento o seu bebê pode estar medindo cerca de 30 cm e pesando aproximadamente 1600 gramas.
Pode parecer um pouco estranho, mas durante esta semana o seu bebê estará em surto de crescimento. Isso mesmo, ele não vai crescer tanto como nas semanas anteriores, mas em contrapartida ele começará a engordar bastante, chegando a uma taxa de quase meio quilo por semana.
Devido ao tamanho que o seu bebê cresceu nas últimas semanas, mais o peso que ele ganhará durante esta semana, o espaço no útero que ele ocupa ficará ainda mais apertado, dificultando assim a sua movimentação.
A estrutura óssea do seu bebê continua a se desenvolver, e neste período ela ficará ainda mais forte. Seu corpo começa a deixar de ter a aparência enrugada de algumas semanas atrás e começa a ter a sua forma normal.
Até o momento, os pulmões do seu bebê são os únicos sistemas que ainda não estão totalmente formados e preparados para a vida forora do útero, mas continuam a se desenvolver durante esta semana.
Se o seu bebê é um menino, os seus testículos irão descer para o escroto, e caso seja uma menina, o clitóris ainda não estará coberto pelos grandes lábios.

 

Alterações no seu corpo

Durante esta semana o seu útero pode estar medindo cerca de 4,5 cm acima do seu umbigo, e cada vez mais o seu útero pressiona o seu diafragma, fazendo com que talvez você sinta falta dificuldades para respirar. Sem dúvida essa sensação não é muito boa, e felizmente ela irá embora após o nascimento do seu bebê.
As glândulas do leite em seus seios podem começar a produzir colostro. Ele será responsável por fornecer as calorias e nutrientes necessários para o seu bebê durante os primeiros dias de vida. Ele também protegerá o seu bebê contra infecções e outras complicações perigosas durante as primeiras semanas de vida.
A textura do colostro pode variar de mulher parar mulher. Algumas podem secretá-lo com uma forma espessa e meia amarelada e outras de forma aguada e bem fininha.
Neste período você pode começar a sentir contrações, também chamadas de contrações de Braxton Hicks. Normalmente elas são indolores, e é a maneira como o corpo se prepara para o trabalho de parto. Se as suas contrações vierem acompanhadas com dores ou forem freqüentes (a cada 10 minutos ou menos), você deverá contatar o seu médico imediatamente.
Durante este período você deve estar pensando mais sobre o dia do parto e sobre os tipos de parto. Algumas mulheres preferem ter os seus bebês em parto normal, enquanto outras preferem cesariana. Este é um assunto muitas vezes polêmico. Muitas mulheres sentem que os riscos de um parto normal superam aqueles associados ao parto cesárea, e por esse motivo optam por fazer parto cesáreo, e outras optam por parto normal devido a recuperação pós-parto ser mais rápida.
Se você ainda está em dúvida em relação ao parto, procure conversar com o seu médico sobre qual é o tipo de parto mais adequado para o seu caso. Jamais tome uma decisão sem antes conversar com ele.


32 Semanas de Gestação

32 semanas de GestaçãoRealmente pode ser difícil de acreditar, mas neste momento só faltam 8 semanas para finalmente você poder segurar o seu bebê no colo e enchê-lo de mimos.
Nesta fase da sua gestação, você entrou em um período em que qualquer indicação ou dor, pode ser indício de um trabalho de parto. Por isso, a partir desta semana você deverá ficar muito mais atenta.
Geralmente, esta é a semana em que começa a surgir um monte de dúvidas sobre o parto. Como certamente o seu médico vai querer ver você com mais freqüência durante este período, aproveite para sanar todas as suas dúvidas.
Enquanto o grande momento não chega, continue lendo e aproveite para saber as alterações que podem ocorre com o seu corpo e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Nesta semana o seu bebê começará a passar por um processo de rápido ganho de peso, e continuará crescendo. Até o final desta semana ele poderá estar pensado 1,8 Kg e medindo cerca de 31 cm de comprimento.
Você provavelmente já deve ter notado uma certa diminuição dos movimentos do seu bebê durante esta semana. Isso acontece devido ao rápido desenvolvimento que o seu bebê vem apresentando, fazendo com que o espaço que ele ocupa dentro do útero fique mais apertado, assim, dificultando que ele ou ela realize alguns movimentos. Mas, mesmo assim o seu bebê continuará a dar chutinhos e soquinhos. Se isso não acontecer, você deverá avisar ao seu médico imediatamente.
Diferente de alguns anos atrás, hoje os cientistas acreditam que há poucas diferenças entre um feto de 32 semanas e um bebê recém-nascido. Antigamente, pensava-se que o desenvolvimento mental só era possível após o nascimento. Mas agora, os cientistas acreditam que os bebês que estão nesta fase de gestação podem ser capazes de pensar e até mesmo criarem lembranças.
Durante esta semana o seu bebê pode começar a posicionar-se para o nascimento, isto é, com a sua cabeça para baixo. Se o seu bebê não se posicionar para baixo, ainda haverá bastante tempo para que ele ou ela possa mudar de posição.
Os toques finais da aparência do seu bebê estão quase prontos. As pálpebras, sobrancelhas e os cabelos da cabeça estão bem nítidos. O cabelo lanugem que cobriu o corpinho do seu bebê desde o segundo trimestre está começando a cair, e cada vez mais a aparência do seu bebê se aproxima ao de um bebê recém-nascido.

 

Alterações no seu corpo

Neste período da sua gestação, o seu útero pode estar medindo cerca de 5 cm acima do seu umbigo, e fazendo com que os seus órgãos sejam pressionados. Devido à isso, você pode começar algumas incomodações tais como azia e constipação.
Há alguns truques para minimizar esses incômodos. A azia por exemplo, você deverá começar a fazer pequenas refeições, ao invés de uma única refeição grande. A constipação poderá ser minimizada através de alimentos ricos em fibras e bebendo bastante água. Se você ainda se sentir desconfortável e não conseguir evacuar sem dor, peça para que o seu médico indique um laxante sem contra-indicações para gestantes.
Seu corpo está começando a produzir um hormônio chamado relaxina. Esse hormônio será responsável por tornar a pélvis mais amolecida, proporcionando a flexibilidade necessária para o parto. A relaxina também pode provocar inchaço nos pés. No entanto, você não deve se preocupar, pois o inchaço é temporário.
Seus seios podem começar a secretar pequenas quantidades de leite, chamado de colostro. Esse leite, será responsável por nutrir e proteger o seu bebê contra infecções durante os primeiros dias de vida.
Fazer exercícios físicos durante este período ainda é muito importante para você. No entanto, você não deve fazer exercícios que requerem muito esforço, e sim exercícios leves. Experimente fazer exercícios leves como natação, alongamento ou uma boa caminhada.
Grávida de gêmeos: Seus quadris estão se espalhando e seus ligamentos da pelve estão se esticando. As contrações de Braxton Hicks provavelmente estão bem mais fortes. A sua barriga de 32 semanas de gestação está quase do mesmo tamanho de uma mãe grávida com 40 semanas.


33 Semanas de Gestação

33 semanas de GestaçãoFinalmente você chegou na semana 33 da sua gravidez, e neste momento você já pode contar nos dedos quantas semanas faltam para finalmente chegar o dia do parto.
A partir desta semana você deverá ficar muito mais atenta do que nas semanas anteriores. Isso se deve ao fato de você estar no final da sua gravidez, e por isso, o sinal de trabalho de parto poderá surgir a qualquer momento.
A esta altura você provavelmente deve estar bastante ansiosa para o dia do parto e com um pouquinho de receio do parto, o que é absolutamente normal. No entanto, procure controlar essas emoções e ficar mais relaxa para aliviar essa tensão.
Enquanto os sinais de trabalho de parto não aparecem, continue lendo e saiba quais alterações podem ocorrer com o seu corpo e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana da sua gestação, o seu bebê tem aproximadamente 32 cm de comprimento, e provavelmente ele ou ela já deve ter estar pesando 2 quilinhos.
O cérebro do seu bebê agora está trabalhando arduamente para se desenvolver. Só nesta semana, o cérebro do seu bebê poderá aumentar de 5 até 20 cm devido à esse rápido desenvolvimento. Além disso, bilhões de neurônios se desenvolverão até o final desta semana.
A pele do seu bebê que até uns meses atrás era translúcida, está ganhando uma coloração rosada. Os pêlos que cobriam a pele do seu bebê durante o segundo trimestre da sua gestação, praticamente sumiram, e neste momento a pele do seu bebê começa a assumir as características dos bebês de comerciais de TV, bonita e macia.
O sistema imunológico do seu bebê começará a funcionar durante este período. Ele será responsável por defender o ambiente interno do seu bebê contra possíveis invasores externos, tais como bactérias e vírus.
Agora o seu bebê está muito mais receptivo aos estímulos externos. Além dele poder reagir aos sons familiares e aos sons musicais, ele também poderá reagir ao toque, enquanto você massageia a sua barriga.
Ao contrário de você, o seu bebê passa a maior parte tempo dormindo durante este período. Além disso, os especialistam acreditam que os bebês neste período de gestação, sejam capazes de sonhar, pois realizam rápidos movimentos com os olhos (REM) enquanto dormem. Vida boa não é mesmo? Passar quase o dia todo dormindo, sonhando e estar o tempo todo juntinho de sua mamãe. Não há coisa melhor.

Alterações no seu corpo

Nesta semana o seu útero está a 5 cm acima do seu umbigo, e o seu abdômen continuará a crescer. Você também pode sentir dificuldades para respirar devido à pressão que o seu útero está fazendo sobre os seus órgãos internos, além de outras incomodações tais como azia e e constipação.
Você também poderá desenvolver edemas ou inchaços, o que é comum nesta fase de gestação. No entanto, você deverá ficar alerta se estes sintomas vierem acompanhados de fortes dores de cabeça e inchaço dos pés e das mãos, pois estes são indícios de que você desenvolva pré-eclâmpsia, que pode ser considerado um grave problema.
Neste período, algumas mulheres começam a sentir dormência e formigamento nos dedos das mãos e punhos, além das cãibras nas pernas que talvez possam ser o sintoma mais intenso durante esta semana. Para evitá-las, siga as dicas abaixo:
  • Pratique exercícios físicos leves, como por exemplo uma caminhada;
  • Procure não ficar em pé ou sentada durante um longo período de tempo;
  • Aumente a ingestão de alimentos ricos em cálcio;
  • Sempre tente manter as penas elevadas quando estiver deitada;
Também é muito importante se lembrar de deitar-se para o lado esquerdo quando você for dormir, pois ajuda na circulação sanguínea e também na digestão e respiração. Se você preferir, faça o uso de travesseiros, pois eles ajudam bastante para conseguir uma posição confortável.


34 Semanas de Gestação

34 semanas de GestaçãoNeste momento faltam poucas semanas para o dia do parto, e certamente você e seu parceiro devem estar dando os últimos retoques finais no quartinho onde o bebê dormirá.
O seu corpo está praticamente pronto para o dia do parto, conseqüentemente você deve estar experienciando bastante cansaço além de outras incomodações. Mas, mesmo assim provavelmente você deve estar se sentindo uma das mulheres mais felizes do mundo. Então, aproveite para compartilhar essa felicidade com o seu parceiro e combine junto com ele um jantar romântico com direito à luz de velas.
Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Até o final desta semana o seu bebê poderá estar medindo aproximadamente 33 cm de comprimento e pesando algo em torno de 2 quilos e 300 gramas.
Pode parecer um pouco estranho, mas a cada dia que se passa o seu bebê consegue beber cerca de meio litro de líquido amniótico, que inclusive, é o mesmo ambiente em que ele urina.
O seu bebê passa a maior parte do tempo dormindo dentro do útero, e nas horas em que está acordado ele pratica as habilidades que desenvolveu durante os períodos anteriores da gravidez. Além disso, durante este período o seu bebê estará desenvolvendo o seu próprio sistema imunológico, o qual será responsável por produzir anticorpos para protegê-lo contra possíveis invasores, tais como vírus e bactérias.
O revestimento vernix que protege a pele do bebê, agora está se tornando mais espesso, e o pêlo que cobriu o corpinho do seu bebê durante a sua estadia no útero praticamente sumiram.
Os pulmões estão estão totalmente desenvolvidos, e agora eles produzem uma substância chamada surfactante, a qual ajudará na renovação do oxigênio nos pulmões do seu bebê.
A maior parte dos bebês que estão neste período de gestação se encontram na posição de entrega (cabeça para baixo e pés para cima). Caso você ainda não saiba qual a posição do seu bebê, certamente o seu médico lhe dirá na sua próxima consulta. Portanto, não falte.

 

Alterações no seu corpo

Durante esta semana você poderá ter um aumento de peso significativo. O líquido amniótico atingirá sua capacidade máxima (cerca de dois litros), assim o seu bebê estará em repouso nas paredes do útero ao invés de flutuar em líquido amniótico.
Se durante algumas semanas atrás você estava sentindo algumas dificuldades para respirar, a partir desta semana você poderá não sentir mais. Isso se deve ao fato de seus pulmões deixarem de ser pressionados pela cabeça do seu bebê.
Você provavelmente já deve ter sentido algumas contrações de Braxton Hicks durante este período. A partir de agora essas contrações tendem a se intensificar. Normalmente elas são indolores e não rítmicas. Essas contrações é a forma do o seu corpo se preparar para o grande momento. Você deverá ficar atenta caso elas passem de quatro por hora, pois este é um sinal de que o trabalho de parto está próximo.
Se esta é a sua primeira gravidez, provavelmente deve estar pensando sobre o trabalho de parto. Muitas dúvidas começarão a surgir em sua mente, e algumas poderão deixar você um pouco nervosa e ansiosa, que por sinal não é bom.
Há estudos que revelam que a duração das dores no trabalho de parto estão muito relacionadas com o nível de ansiedade materna em relação ao processo do parto.
A ansiedade e estresse causam a produção de catecolaminas no sangue. Esta substância diminui a liberação de ocitocina impedindo que o trabalho não avance tão rapidamente quando deveria.
Portanto, na sua próxima consulta, tente sanar todas essas dúvidas relacionadas ao trabalho de parto com o seu médico para não haver possíveis complicações.


35 Semanas de Gestação

35 semanas de GestaçãoNão há dúvidas de que durante esta semana você esteja sentindo bastante desconforto devido ao tamanho da sua barriga e aos incômodos que a gravidez proporciona.
Além do desconforto, você também deve estar sentindo um pouco de receio em relação ao parto. Algumas mulheres que estão nesta fase de gestação, só de pensar no parto ficam nervosíssimas, mas logo após o parto vêem que o nervosísmo foi atoa. Portanto, se você é uma delas, deixe esse nervosísmo de lado e procure relaxar o máximo possível para o dia do parto.
Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Neste momento os toques finais estão sendo adicionados ao seu bebê e ele continuará ganhando cerca de meio quilo por semana. Este é o momento aonde a maior parte da gordura que ele ganha, será depositada em suas perninhas, fazendo com que ele fique cada vez mais fofinho.
Até o final desta semana o seu bebê poderá estar medindo proximadamente 34 cm de comprimento e pesando algo em torno de 2 quilos e 600 gramas.
Devido ao rápido crescimento e ganho de peso do seu bebê durante estes dias, ele ocupou ainda mais espaço dentro do útero, o que faz com que a sua movimentação seja mais difícil. Portanto, se você notar uma certa diminuição dos movimentos do seu bebê em relação às semanas anteriores, não se preocupe, pois é devido ao espaço limitado.
Enquanto os movimentos do seu bebê estão irregulares durante este período, ele poderá fazer o seu salto mortal para finalmente ficar na posição de entrega (de cabeça para baixo e os pés para cima).
As unhas dos pés e das mãos estão crescendo ainda mais, e logo elas se curvarão sobre as pontas dos pequenos dedos do seu bebê. Algumas semanas após o seu nascimento, certamente você terá que começar a apará-las.
O cérebro do seu bebê continua se crescer intensamente durante esta semana. Os neurônios e conexões estão se desenvolvendo ainda mais, e após o nascimento eles estarão perfeitamente conectados para receber estimulações. Lembre-se de comer alimentos ricos em vitamina Ômega 3, pois estes ajudarão no desenvolvimento do cérebro do seu bebê. Peixes como salmão, atum e sardinhas são ótimas fontes de vitamina Ômega 3.
Parto prematuro: Se o seu bebê nascesse nesta semana, ele poderia sobreviver sem problemas.

 

Alterações no seu corpo

Esta é a semana em que você poderá apresentar oscilações de humor constante. Você poderá começar a se preocupar incessantemente de coisas que geralmente não são preocupantes, e se esta é a sua primeira gravidez, também deve estar um pouco preocupada com o trabalho de parto. Mas, o importante é você não se preocupar muito com isto. Procure concentrar o seu pensamento na alegria que você terá após a chegada do novo membro da família.
Devido o seu bebê estar crescendo cada vez mais, o seu útero continuará a ser pressionado. Por isso, incomodações tais como indigestão e azia, podem continuar a incomodá-la durante esta semana. A fim de minimizá-las, ao invés de fazer grandes refeições ao dia você pode comer várias refeições não muito grandes, assim estaria ajudando o processo digestivo.
Ao você ficar sem sutiã, talvez você possa notar que o bico dos seus mamilos secaram. Seus seios ficaram ainda mais pesados, e agora você talvez comece a perceber algumas veias azuis em seus seios. Você também poderá notar o vazamento do leite chamado colostro.
Você pode ficar um pouco chorosa e propensa a explosões emocionais durante esta semana. Suas pernas e costas doem muito, e por causa disso você não tem vontade de fazer muita coisa. É como se o seu corpo estivesse pedindo por uma pausa depois de um longo período de incomodações. Então, aproveite para descansar e relaxar por alguns dias se você puder, e não se esqueça de continuar se alimentando da forma correta.


36 Semanas de Gestação

36 semanas de GestaçãoAgora você está muito mais perto do fim da sua gestação. Neste momento faltam apenas 4 semanas, e cada dia que se passa as suas espectativas para o dia do parto aumentam mais e mais. Para muitas mães este é um momento em que elas começam a refletir toda a caminhada que percorreram desde o início da gravidez. Certamente foi uma longa jornada, e logo você poderá desfrutar de todo esse seu empenho e esforço.
Enquanto o dia do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Durante esta semana o seu bebê pode estar medindo aproximadamente 34 cm de comprimento e pesando algo em torno de 2,7 kg. Essa grande quantidade de peso que foi adquirida durante esta semana, ajudará o seu bebê a regular sua temperatura corporal após deixar o útero.
O intestino do bebê está cheio de uma substância pegajosa chamada mecônio, que será responsável por criar os seus primeiros movimentos intestinais. Alguns bebês evacuam mecônio enquanto ainda estão no útero da mãe. Quando isso acontece, o líquido amniótico pode apresentar uma coloração esverdeada e ter uma consistência aquosa. Caso sua bolsa estoure, é importante que você relate ao seu médico.
Agora as suas gengivas estão firmes, com sulcos que se parecem um pouco com os dentes, embora a sua verdadeira coloração só se torne definitiva após os três primeiros meses de vida do seu bebê.
Em 36 semanas de gestação, caso o seu bebê ainda não tenha se posicionado com a sua cabeça para baixo e os pés para cima, ele poderá mudar de posição a qualquer momento. Se isto não acontecer, o seu médico conversará com você sobre a possibilidade de parto cesárea.
Se o seu bebê nascer durante esta semana, ele provavelmente não precisaria de nenhum cuidado especial, e seria capaz de respirar por conta própria.

 

Alterações na vida da mamãe

Dormir pode parecer um sonho distante durante esta semana. A cada dia que se passa, achar uma posição confortável para dormir se torna uma tarefa ainda mais difícil, ainda mais quando há apenas 2 posições para escolher, virada do lado esquerdo ou do direito. Para minimizar este incômodo, cerque-se de almofadas de apoio em sua cama para deixar a superfície mais acolchoada. Esta dica realmente funciona.
Acostume-se com a idéia de ter que ir ao banheiro algumas vezes durante a noite. Seu útero está se tornando tão grande que sua bexiga não precisa encher por completo para você sentir que precisa ir ao banheiro. Por precaução, sempre mantenha a luz do banheiro acesa à noite para guiar o caminho e evitar possíveis acidentes.
A habilidade do útero e do abdômen se esticarem durante a gravidez realmente é um fenômeno extraordinário. Em nenhum outro momento da sua vida o seu corpo se comportaria da forma surpreendente como esta. O mais interessante disso tudo é que depois seis meses o seu útero estará de volta ao tamanho que era antes da gravidez.
Caso o seu bebê esteja na posição de entrega (cabeça para baixo), a pressão sobre os seus pulmões e seu estômago podem ser aliviadas, e logo o seu apetite poderá aumentar. No entanto, você poderá sentir uma sensação de formigamento ou dormência na região pélvica, devido à pressão do bebê sobre os nervos das pernas e pélvis.
Sua licença maternidade pode começar nesta semana, o que significa que você passará um bom tempo longe do trabalho. Isto pode vir como um alívio absoluto ou fazer com que você se sinta triste, especialmente se você gosta de bater papo com as suas colegas de trabalho, pois provavelmente você sentirá falta.
Parto prematuro: Se você começar a ter longas e fortes contrações regulares, é provável que seu bebê esteja a caminho.



37 Semanas de Gestação

37 semanas de GestaçãoSeu bebê está oficialmente pronto para nascer. Isso significa que você poderá dar à luz a qualquer momento. Se você deixou um monte de coisas para organizar no último momento, este é uma boa hora para por tudo em ordem. Muitas mulheres quando estão grávidas, adiam as compras de roupas e produtos essenciais para o bebê até o terceiro trimestre. Elas querem ter certeza de que tudo vai ocorrer bem com o desenvolvimento do bebê. Se isso soa familiar para você, na sua próxima consulta cheque com o seu médico sobre o crescimento do seu bebê e as chances de tudo ocorrer bem, assim você provavelmente se sentirá mais confiante.
Enquanto o dia do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Neste momento os bebês podem variar de tamanho, mas o comprimento médio pode estar entre 35 cm, e o peso médio pode estar em torno de 3 kg.
Seu bebê não tem muito espaço para se movimentar seu corpo durante este período, mas ainda assim, ele será capaz de girar-se em posições confortáveis.
Agora o seu bebê será capaz de produzir o hormônio chamado cortisona. Este hormônio ajudará a amadurecer os pulmões para agüentar a respiração por conta própria.
O pêlo que cobria a pele do seu bebê há algumas semanas atrás, sumiram completamente. Grande parte deste pêlo foi absorvido pelo bebê, e será evacuado juntamente com o mecônio e outros resíduos nos primeiros dias de vida do bebê.
Muitos bebês nesta fase de gestação possuem bastante cabelo na cabeça, com fios que medem até 2,5 centímetros de comprimento. Mas não se surpreenda caso o cabelo do seu bebê não tenha a mesma cor que o seu ou do seu parceiro, pois a cor do cabelo tende a mudar com o passar do tempo. Casais de cabelos escuros às vezes são surpreendidos quando vêem seus bebês recém-nascidos com cabelo loiro ou rúivo, ou vice versa.

 

Alterações na vida da mamãe

Neste período a sua gravidez passa a ser considerada como gravidez a termo. Infelizmente, as últimas semanas da gravidez é mais benéfica para o bebê do que para a mamãe. Suas dores nas costas e na pélvis podem começar a ficar mais forte, e a sua bexiga já não pode deter mais do que alguns milímetros.
Corrimentos vaginais podem aumentar durante este período, e você talvez precise usar um forro para absorção extra. Isso é completamente normal nesta fase de gestação.
Consultas pré-natais serão mais constantes durante este período. No seu próximo exame, o seu médico pode fazer um exame interno para ver como as coisas estão progredindo. Nós não vamos mentir para você, este exame pode fazer com que você se sinta um pouco incomodada, mas mesmo assim é muito importante que você faça. Neste exame, o seu médico irá verificar se há sinais de trabalho de parto. Ele irá verificar a posição do bebê em relação à pélvis (engajamento) e se o apagamento (afinamento do colo to útero) e a dilatação (abertura do colo do útero) começaram. Seu médico pode também determinar se o colo do útero começou a amolecer e passar para a frente da vagina, outra indicação de que o trabalho está ficando mais próximo. Tenha em mente de que esses processos podem ocorrer de forma gradual (ao longo de um período de semanas ou até um mês ou mais).
O que você entende por indução de trabalho de parto?
Às vezes é necessário induzir o parto. Há várias razões que levam a esta condição, como por exemplo pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, hemorragia e outras.
Se o seu médico decidir induzir o seu parto, ele fará gotejamento do Pitocin. Este medicamento irá estimular as contrações e também fará com que elas fiquem estáveis.


38 Semanas de Gestação

38 semanas de GestaçãoAgora que você está na semana 38 da sua gestação, os especialistas consideram a sua gravidez como gravidez a termo. Isso significa que o seu bebê está bem desenvolvido, e a qualquer momento os sinais de trabalho de parto podem aparecer.
Neste momento você deve ter decidido se o seu parceiro ficará ou não dentro da sala no momento do parto. A decisão é sua, mas esteja ciente de que estar ao lado da pessoa que você ama no momento do parto pode ajudar a aliviar e muito as dores do parto.
Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Enquanto você está ocupada imaginando como será o parto, o seu bebê continua ganhando peso. Não fique chocada, mas este processo continuará até o nascimento, embora você não possa sentir este ganho de peso. Neste momento o seu bebê pode estar pesando aproximadamente 3,1 kg e medindo algo em torno de 35 cm.
O intestino do seu bebê acumulou uma quantidade considerável de mecônio, e que normalmente será eliminado logo após os primeiros dias de vida do bebê. Portanto, esteja preparada para trocar a fralda do seu bebê.
Os pulmões do bebê continuam a amadurecer, e a cada dia que se passa, as suas funções cerebrais e nervosas trabalham ainda mais. Este processo de amadurecimento continuará até a adolescência do seu bebê.
Agora os cabelos do seu bebê estão bastante sedosos, além disso, os lóbulos das orelhas estão firmes por cartilagem. Os ossos ganharam uma boa flexibilidade e os órgãos sexuais se desenvolveram por completo.
Você poderá notar que os movimentos do bebê ficaram um pouco mais lentos durante este período. Simplesmente não há espaço suficiente para ele se movimentar muito durante este período, e além disso, ele também passará a maior parte do tempo dormindo, o que colabora ainda mais para a diminuição dos movimentos.

 

Alterações na vida da mamãe

Com 38 semanas de gestação, encontrar uma posição confortável para se deitar pode parecer uma tarefa quase impossível. Deitar-se de costas não é uma opção recomendada para você e nem para o seu bebê. Isso ocorre porque ao deitar-se de costas, os principais vasos sanguíneos são pressionados pelo peso do útero. A posição recomendada para você se deitar é do lado esquerdo do seu corpo, com a perna a perna na altura do joelho um pouco dobrada e apoiada com um travesseiro.
Seus seios podem ter começado a secretar colostro durante esta semana. Há casos em que algumas mulheres secretam colostro a tal ponto, que precisam usar panos para absorver o líquido. Se você já amamentou antes, isso é mais comum. Apesar de você sentir os seus seios pesados e fazendo com que você se sinta incomodada, eles estão cumprindo uma tarefa muito importante, se preparando para a lactação.
Seus pés e tornozelos podem ficar ainda mais inchados durante esta semana. Você provavelmente está ficando farta de usar o mesmo calçado todos os dias, mas não se preocupe. Após o parto há uma grande perda de líquido amniótico, e o inchaço irá aliviar bastante.
Você pode estar sentindo algumas contrações Braxton Hicks que podem ser irregular e muito dolorosas. Essas contrações podem ser sentidas nas costas, abdômen quadris e pelve. A diferença entre essas contrações e as contrações reais é que as contrações reais começam geralmente na parte superior do seu útero e se espalham por todo o útero por meio de suas costas e pélvis. Dores de contrações verdadeiras são progressivas, e não são aliviadas quando você muda de posição. Se na hora das contrações você estiver insegura, chame o seu médico. Mas não se preocupe, pois você saberá diferenciá-las.



39 Semanas de Gestação

39 semanas de GestaçãoAinda grávida? Se esta for a sua primeira gravidez, as chances de o bebê nascer após a data prevista são altas. Mesmo que você esteja 100% certa em suas datas, isso não é garantia de que ele nascerá na data prevista. Tente ter a mente aberta e confiante de que o seu bebê saberá o momento certo para sair de dentro de você. Cada criança tem o seu próprio tempo para se desenvolver a ponto de ficar preparada para a vida fora do útero. Embora você possa estar se sentindo cada vez mais impaciente e ansiosa para ter o seu bebê, tente se controlar para evitar possíveis estresses.
Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

A esta altura o seu pequeno bebê pode estar pesando algo em torno de 3,2 kg e medindo cerca de 36 cm de comprimento. Isso significa que o seu bebê está praticamente do tamanho de um coelhinho.
O sistema imunológico do seu bebê continua a se desenvolver, e alguns de seus anticorpos continuam sendo depositados em seu bebê através de sua placenta. No entanto, esta proteção vai durar apenas algumas semanas, mas após o seu nascimento ele irá aumentar esta proteção através da amamentação, que vai ajudá-lo a se proteger contra doenças e infecções na vida fora do útero.
Diferente de você, o seu bebê continua a ganhar gordura. A reserva de gordura que o seu bebê está ganhando durante esta semana, irá ajudá-lo a não sentir frio quando após o seu nascimento.
A cor da pele do seu bebê aos poucos está mudando de um tom avermelhado para um tom esbranquiçado ou rosado. Estas alterações ocorrem devido à quantidade de gordura que o seu bebê vem adquirindo durante este período.
O pêlo chamado lanugem que cobriu o corpo do seu bebê durante o segundo trimestre de gestação desapareceu completamente. No entanto, em alguns bebês esses pêlos ainda podem ser vistos sobre os ombros, na testa e no pescoço. Portanto, não se assuste se você der à luz a um ursinho de pelúcia cheio de pêlos, pois este pêlo vai cair rapidamente.

 

Alterações na vida da mamãe

Assim como todas as outras mudanças que ocorreram no seu corpo nos últimos nove meses, você pode ter notado que cresceram mais pêlos em você. Os lugares que normalmente crescem pêlos durante a gravidez podem ser nas costas, no rosto, e até mesmo em seus mamilos. Não hesite em removê-los se você estiver se sentindo incomodada. Muitas mulheres grávidas mantêm os seus compromissos habituais de depilação com seu esteticista. Além disso, não faz mal algum a você e ao seu bebê.
Você pode começar a sentir como se tivesse areia em seus olhos. Isso ocorre porque a forma de seus olhos mudou em resposta ao fluido extra que circula em torno do seu corpo. As lágrimas que normalmente lubrificam a superfície exterior do seu olho não conseguem seguir sua rota usual e deslizar para baixo da sua bochecha. Se isto estiver se incomodando você, peça ao seu médico que receite algum colírio para você.
As contrações de Braxton Hicks podem se tornar mais freqüentes durante este período. Também conhecida como contrações de treinamento, elas não são tão dolorosas quanto as contrações verdadeiras, e além disso, elas também não se tornam regulares.
Outro sinal de trabalho de parto é o rompimento da bolsa amniótica, que poderá acontecer a qualquer momento. Quando há o rompimento da bolsa, algumas mulheres experimentam um fluxo grande de água, e outras mulheres sentem um gotejamento constante e só depois se dão conta que a bolsa rompeu. No entanto, nem todas mulheres rompem a bolsa amniótica de forma inesperada. Há caso em que o médico o rompimento da bolsa é causado pelo médico, a fim de tornar o trabalho de parto mais acelerado.
Se durante este período você sentir que sua bolsa se rompeu ou sentir contrações regulares, alerte o seu médico rapidamente, pois é sinal que o seu bebê quer sair.



40 Semanas de Gestação

40 semanas de GestaçãoFinalmente você conseguiu! Esta semana marca o fim oficial de sua gravidez. Agora é questão de tempo até que você esteja segurando o seu lindo bebê em seus braços, olhando em seus olhos e dando as boas vindas.
A esta altura você deve estar farta de lidar com tantas incomodações e desconforto proveniente da gravidez, e agora só quer saber de dar à luz e curtir o seu bebezinho.
Enquanto o seu bebêzinho não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Os bebês nesta fase de gestação variam de comprimento, mas a média ficar em torno de 38 cm, e agora ele pode estar pesando cerca de 3,5 kg, e enquanto ele não nasce, mais gordura é depositada sobre o seu corpinho. Após o seu nascimento, esta gordura irá ajudá-lo a regular a sua temperatura corporal.
Por enquanto que a placenta ainda está ligada ao seu bebê, ela continuará fornecendo os anticorpos necessários que o bebê precisa. Após o nascimento, o bebê passará a receber os anticorpos através da amamentação.
Ao nascer, o seu bebê terá um total de 300 ossinhos, o que é sem dúvida muito interessante, pois um adulto tem somente 206 ossos. Isso acontece porque ao longo do desenvolvimento alguns ossos começam a se fundir com os outros.
A este ponto o seu bebê provavelmente não se movimenta na mesma intensidade como alguns meses atrás. Tudo isto é devido ao ganho de peso e o aumento de tamanho do seu bebê, fazendo com que o espaço ao seu redor fique cada vez mais apertado e difícil de se movimentar.
Após o nascimento, não se espante se o seu bebê nascer com os órgãos genitais ampliados (saco escrotal em meninos e lábios em meninas). Isso acontece devido à presença dos seus hormônios no sistema do bebê. Além disso, há casos em que os mamilos do bebê saem leite, assim como os mamilos da mamãe. Isso é completamente normal e em poucos dias desaparece.

 

Alterações na vida da mamãe

Agora que você praticamente cruzou a linha de chegada, provavelmente você se sentirá ainda mais desconfortada, e a maior parte do tempo você certamente estará atenta aos sinais de trabalho de parto.
Se o seu bebê agora não se encontra mais na posição pélvica (de cabeça para cima), você provavelmente sentirá um certo alívio para respirar. Isto acontece porque agora a cabeça do seu bebê não está mais pressionando os seus pulmões. No entanto, agora a cabeça do seu bebê pode começar a pressionar a sua bexiga e fazer com que você urine com muito mais freqüência. Além disso, você pode começar a sentir muito mais peso e congestionamento na pélvis durante esta semana. Seus músculos pélvicos estarão trabalhando arduamente para sustentar o peso concentrado no útero.
Se durante este período você começar a ter vazamento de líquido pela vagina e contrações dolorosas que chegam aproximadamente a cada 15 minutos ou uma dor constante e contínua na região inferior das costas, contate o seu médico rapidamente, pois estes sinais são indícios de que o bebê está prestes a sair.
Cada vez mais você deve estar sentindo uma mistura de expectativa, emoção, ansiedade e impaciência. Esta é uma semana cheia de emoção e que pode ser agravado pelo fato de você sentir como não houvesse controle sobre o que está acontecendo. Se você está preocupada com as dores do parto, peça algumas dicas ao seu médico de como aliviar a dor durante o parto ou converse com mamães que tiveram seus bebês recentemente, e pergunte como elas conseguiram aliviar as dores. Provavelmente você se sentirá muita mais tranqüila em relação ao parto.
A partir deste momento tudo será um jogo de espera. Portanto, trate de descansar em uma cama com travesseiros confortáveis, e tenha um bom livro em mãos para passar o tempo.
Boa sorte com o seu baby!

Fonte: http://www.semanaasemana.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário