Gestação (1 - 20 semanas)

1 Semana de Gestação

A primeira semana de gravidez significa um dos momentos mais emocionantes, especiais e únicos na vida da mulher. Ainda que esta não seja uma gestação planejada ou esperada; com o passar dos dias que transformam-se em semanas; a gestante começa a ter conhecimento da transformação de seu corpo e percepção da vida que toma forma em seu ventre; criando assim um vínculo emocional e prazer com a experiência vivenciada. O resultado, não raro e nem surpreendente, é a constatação de uma das maiores realizações que alguém pode ter a benção de vivenciar. É também um momento único, onde mãe, pai, familiares e amigos reúnem-se e emanam boas vibrações. É um daqueles poucos momentos mágicos na vida do ser humano onde, por mais indesejada ou despreparados que encontre-se o casal envolvido, há uma enorme vibração positiva. É certamente um momento de diversas dúvidas, medo, angústias e ansiedade pelo novo ser que virá ao mundo; mas nada se compara ao grande prazer de gerar um ser humano. Aproveite o seu momento. A primeira semana de gestação, ainda que não descoberta no tempo correto ou um pouco mais tarde (como geralmente ocorre) não incomum é identificada pela futura mamãe. Não é surpreendente o relato de gestantes que afirmaram reconhecer em seu corpo sinais de uma gravidez ou algo especial e iluminado dentro de si. Mito ou ilusão, a primeira semana de gravidez é isto mesmo; um momento ímpar e mágico do início da concepção.
É a partir deste momento que você pode começar a contar as semanas de sua gravidez. Lembre-se: a contagem começa a partir do seu último período menstrual.

Alterações em seu corpo

Durante a gestação há de manter-se hábitos saudáveis; é imprescindível um planejamento alimentar que vise não só a boa alimentação; como reposição de vitaminas, aminoácidos e complementos fundamentais para o corpo da gestante e do feto em crescimento. Assim há a garantia de que o bebê crescerá saudável; e a futura mamãe não venha a acarretar algum distúrbio como anemia. Os problemas acarretados pela deficiência alimentar, por dietas descabidas ou pela falta de ingestão de aminoácidos fundamentais para o organismo é algo preocupante e de imprescíndivel observação. Muitas grávidas e seus conjuges deixam-se levar ou por desatenção ou por falta de responsabilidade, colocando a própria vida e a do feto em risco. Esta é uma realidade muito mais comum do que imagina-se, infelizmente. As consequências de uma má alimentação pode ser severa; em casos raros quase irremediáveis. Por isso é recomendável – independente desta ser ou não uma gravidez planejada anteriormente na fase de concepção – que toda gestante planeje a gravidez,ou seja as etapas e cada semana da gestação. Assim ela estará beneficiando não só o bebê como a sí própria. Para tanto, nós que desejamos ser o seu parceiro neste sublime momento de sua vida, planejamos uma listinha importantíssima do que uma gestante deve ou não fazer durante a gravidez. Acompanhe com atenção:
  • Evite o álcool, drogas e produtos provenientes do tabaco. Essas substâncias podem causar problemas simples como roubar os nutrientes do corpo; como acarretar disfunções sérias e irremediáveis como problemas na hora do nascimento; síndrome fetal, problemas respiratórios, distúrbios cognitivos no bebê e outros diversos e severos problemas de saúde. Não é o indicado menos ainda resolve alguma coisa. Existem outras formas de controlar a ansiedade e mesmo livrar-se de velhos hábitos, como por exemplo a terapia de florais. A gravidez pode servir de combustível e pontapé inicial para livrar-se definitivamente do uso do cigarro, por exemplo. Pense nisto e corra para longes deste venenos da gestação.
  • Converse com o seu médico e o mantenha informado sobre quaisquer soluções medicamentosas que você esteja tomando. O seu médico deve ser seu melhor amigo e por isso é fundamental que ele tenha todo o conhecimento do que você anda preescrevendo ou ingerindo, até mesmo para montar um panorama de sua saúde. Isto em algumas situações especiais quando, ou em caso de ocorrer algum imprevisto, o médico saberá exatamente as causas e motivos caso os riscos envolvam algum medicamento. Tome precauções especiais com todo e qualquer medicamento, pois muitos deles podem afetar negativamente a saúde do bebê. Se por um lado é necessário manter-se em alerta e agir com adequação a situação quando o assunto são os medicamentos fazer exatamente o contrário não é a melhor saída. Muitas vezes a gestante precisa dos remédios sazonalmente ou mesmo diariamente para sanar algum distúrbio ou problema de saúde. Se gravidez não costuma combinar com remédios, Entretanto, não é por causa dela que se deve parar de tomar medicamentos importantes ou necessários. Sempre antes de quaisquer atitudes consulte o seu médico, pois só ele – e melhor do que ninguém – saberá informar para você sobre os riscos inerentes.
  • Matenha uma dieta que estabeleça a quantidade adequada de vitaminas; em especial o o ácido fólico. As mulheres que estão tentando engravidar devem tomar 400 mg de ácido fólico por dia. A ingestão adequada deste nutriente, além de ser benéfico à saúde do bebê também reduz o risco de defeitos do tubo neural. Lembre-se de certificar-se com o seu médico especialista sobre a ingestação do ácido fólico enquanto estiver tentando engravidar.
Bem-vinda a sua primeira semana de gravidez. A viagem será mágica!

2 Semanas de Gestação

Depois de passarmos pela primeira e importantíssima fase da primeira semana; a gravidez adentra para a segunda faze. Pode soar estranho sob uma ótica mais específica, mas temos a obrigação de lhe contar. Na verdade a futura mamãe ainda não encontra-se gravidez. “Como assim?” – Você deve estar se perguntando e com toda a razão. Calma, nós lhe explicamos. A gravidez na realidade ainda não pode ser explicitamente formalizada ou assim considerada com todas as letras pois o corpo da mulher ainda não passou pela ovulação, estágio que só virá a ocorrer próximo ao final da segunda semana após a concepção.
É durante esta segunda semana da gravidez (que não é propriamente uma gravidez ainda, não é?) que a parede di útero começa a ser revestida por uma quantida rica de sangue. Também chamamos e nomeamos isto como endométrio. É nesta passagem de tempo da segunda semana que o útero também começará a produção do muco cervical que funciona e resulta no aumento dos índices de estrogênio. Este aumento no nível permitirá a facilidade do espermatozóide de se movimentar com mais agilidade e funcionalidade pelas trompas de falópio; consequentemente isto facilitará o encontro do óvulo e uma vez que a festilização já esteja concluída.

 

Alterações no seu corpo

Nesta segunda semana; o revestimento do útero do corpo da mulher que virá a ter sua gravidez comprovada em algumas semanas, começa a fase de nutris o bebê em desenvolvimento no corpo materno. O organismo da gestante secreta o hormônio folículo estimulante, que como o próprio nome sugere tem como premissa básica estimular o ovário e seu amadurecimento. Ao término desta semana, a mulher encontrarar-se exatamente na metade do ciclo menstrual (isso se considerarmos um ciclo normal, ou seja; se você tiver um ciclo de vinte e oito dias), passando assim a última fase desta etapa onde finalmente a ovulação ocorre (e sim, é neste momento que podemos afirmar categoricamente e com todas as letras, que você está finalmente G – R – Á – V- I –D –A ).
Junto com todos os procedimentos e mudanças internas que começam a ocorrer durante esta etapa inicial da gravidez, começam os cuidados específicos que é necessário ter de tomar e precaver-se durante a segunda semana da gravidez:
Nesta segunda semana você precisará fazer uma quantidade significativamente maios de esforço para que a sua gravidez inicie-se e transcorra da forma mais saudável possível. É isto que garantirá que ela irá vir a tornar-se ainda mais saudável com o passar dos dias. Portanto e para tanto, se a mulher gestante possui alguma espécie ou tipo de vício como aqueles que já citamos anteriormente no artigo referente a primeira semana de gravidez; vícios como o Tabaco, o ácool, as drogas ou até mesmo algo mais ameno porém com igual capacidade de toxicidade como o café; bem não é necessário afirmar que você deverá evitá-los prontamente. Não deixe para amanhã ou arraste esta decisão; quanto mais rápido for colocado um limite e um término na utilização de quaisquer procedimentos nocivos à saúde do feto, mais rápido considerar-se saudável seu estilo de vida. Consulte um médico imediatamente para dar início aos eui pré natal, informando-o de toda e qualquer atitude ou hábo prejudicial à vida do bebê. Atenha-se também a adequação. Não necessário que o médico lhe informe o que é ou não nocivo, há de se ter norteio e discernimento para entender que substâncias tóxicas e reconhecidamente venenosas retiram minerais, nutrientes e podem acarretar problemas sérios de desenvolvimento cognitivo e físico.
Procure desde o início da gravidez e a partir desta segunda semana, manter-se afastado de eventos ou situaçãoes estressantes. Brigas, discuções, situações chatas ou extenuantes não fazem bem para nenhuma pessoa; mas para gestantes menos ainda.Procure manter-se tranquila e alegre que isto só trará bons resultados e um perfeito início de gestação.
Tome cuidade com a alimentação. Não deixe para amanhã a inserção de novos alimentos e complementos.  Obviamente o seu médico especialista tomará a precaução de informar-lhe e prescrever-lhe uma dieta que supra todos as deficiências iniciais e que suplementem a alimentação. Siga a risca assim que tomar conhecimento da gravidez. Uma alimentação saudável e completa é uma garantia de uma gravidez tranquila e descomplicada. Lembre-se de não confundir boa alimentação com exagero. Não é necessário comer tudo que se vê pela frente, ao contrário exageros não farão bem e funcionarão de forma reversa trazendo novas deficiências ao corpo além de ocasionar um sobrepeso desnecessário e que incomodará no futuro.
Gravidez não é sinônimo de preguiça, nem no começo nem durante e menos ainda depois. Continue exercitando-se e caso não exerceite-se talvez seja um bom momento de começar. Tome cuidado de não exercitar-se em demasia. Yoga, caminhadas ou hidroginástica são exercícios interessantes e indicados às grávidas em todo o estágio da gravidez. Isso virá a se mostrar muito produtivo durante um parto natural, por exemplo, conferindo maior elasticidade e desenvoltura à mamãe.
Agora é oficial! Parabéns! Você inicia o caminho dos nove meses de sua gravidez. Vêm por aí 38 semans em que você é a pessoa responsável não só por sua vida, mas pelo pequeno em seu ventre. Cuide-se também, para que o seu bebê nasça saudável e forte.

3 Semanas de Gestação

3 Semanas de GestaçãoDepois de passarmos pela primeira e pela segunda semana; já podemos considerar oficialmente que você encontra-se grávida. Parabéns, papais! Estamos muito felizes por você. Por isso vamos à próxima fase: a Terceira Semana. Nesta semana da gravidez a grávida se encontrará em processo de fertilização e neste processo; assim como durante o processo, de fertlização o espermatozóide terá encontrado o óvulo e o fecundado.
Assim sendo, ainda que mesmo que a mulher não venha a se sentir como propriamente grávida, na realidade já podemos contar que um lindo bebê vem se desenvolvendo dentro de seu organismo! Apesar Do feto ter sido concebido a pouco tempo, ele ( ou ela ) já está se esforçando ao máximo pela sobrevivência da vida. O processo de desenvolvimento passa então a ocorrer dentro de seu corpo.
O óvulo que foi fertilizado passa, nesta etapa, por um processo de divisão celular onde depois viajará para baixo da trompa de Falópio; em seguida entrará para o interior do útero e ali permanecerá durante os próximos sete dias. Então, o óvulo fertilizado se implantará na parede uterina e continuará a crescer e a se desenvolver.

 

Alterações no seu corpo

Durante esta terceira semana, onde a gestação possui um início real e palpável; a mulher poderá a começar a sentir alguns sintomas reais da gravidez. Estes sintomas variam muito de mulher para mulher e de gravdez para gravides. Os sintomas pode ser algo como fadiga, micção freqüente e inchaço nos seios.Quando falamos que varia muito estamos considerando o caso das grávidas que encontram-se na segunda ou terceira gravidez e afirmam que esta está sendo completamente diferente das anteriores. Como frisamos desde o início; toda a gravidez é única e mágica, assim como todo o bebê é único e todo o ser humano é singular. Por isso nem sempre os sintomas podem ser considerados iguais, mas certamente algum destes sintomas começára a despontar e você irá identificar.
Estes sintomas citados acimas são normais, por isso não se preocupe. Durante a terceira semana de gravidez isto é mais do que corriqueiro e portanto não exige preocupações nem ansiedade. Com o tempo e aos poucos você deixará de ter estes sintomas e eles cederão espaço a gravidez regular.

 

Vitaminas

Durante esta terceira semana da gravidez, os médicos recomendam que as gestantes comecem a ingerir vitaminas pré-natais. Tambem pudera; a terceira semana é o período ideal para começar principalmente por tratar-se do início concreto da gestação, onde o feto encontra-se em pleno processo de desenvolvimento e virá a absorver todo o tipo de vitaminas, nutrientes e minerais para seu crescimento. Há casos em que a vitamina não somente é necessária como propriedades fundamentais para uma gravidez segura como nos casos de mulheres com histórico de abuso de determinadas substância; mulheres grávidas de gêmeos ou mulheres com intolerância à lactose, pois são estas grávidas as que mais necessitam das vitaminas pré-natais e suplementos.
É bom a grávida já ter em mente a importância de alguns nutrientes fundamentais durante o estágio de gravidez, até porque a importância não diminuirá durante toda a fase de gestação e será reforçado por longos nove meses. O cálcio é um desses nutrientes fundamentais. O cálcio é uma vitamina essencial durante a gravidez, pois é ele que concede ao seu corpo a construção dos ossos do seu bebê. Poucos pais imaginam, mas a deficiência do cálcio também é uma razão para a ocorrência da osteoporose no futuro. Por isso é aconselhável que a gestante consuma uma boa quantidade de cálcio. Sempre acompanhada e instuída pelo médico e profissionais que acompanhem a gestação. Geralmente durante a gravidez pode ser comum que o obstetra instrua a paciente a procurar uma nutricionista e este é um momento importante, este profissional médico terá o cuidado de analisar seu estilo e dieta de alimentação e saberá lhe fornecer todas as respostas e dúvidas necessárias, além de sanar futuras preocupações quanto a alimentação. Mamães vegetarianas devem ater-se com atenção a este tópico.
Muitas vezes uma gravidez pode transcorrer tranquilamente durante todo o seu percurso com a dieta vegetariana. Para isto é necessário manter-se em contato com seu médico, com seu nutricionista e realizar todos os exames de praxe da gravidez. Algumas grávidas vegetarianas vêem-se no dilema de abandonar sua dieta sem carnes, pois simplesmente não conseguem suprir a necessidade vitamínica de seu feto e de seu corpo podendo inclusive acarretar distúrbios graves de alimentação como a anêmia em seu pior formato: o crônico. Isso, porém, não é um assunto que deva preocupar-se de início, mas é importante que desde esta primeira semana o assunto e o estilo vegetariano seja conversado, debatido e acompanhado pela junta médic que acompanha a sua gravidez para futuramente não vier a acarretar problemas mais sérios. Em casos de gravidez cuja dieta é estritamente vegetariana ou vegan é necessária uma reposição e ingestão de suplementos extras como cápsulas de B-12. Por isto seja sempre aberta com seu médico.
Além do cálcio outra vitamina mostra-se fundamental para a gravidez: o ferro! Ele também é uma vitamina essencial durante a gestação, pois faz com aumente o volume de sangue do seu bebê. As melhores fontes de ferro e cálcio que você pode encontrar são nos ovos, legumes, carnes vermelhas e legumes, além de, claro, os suplementos vitamínicos.
É muito importante que você converse com o seu médico sobre as vitaminas que você deve consumir durante a gravidez, por isso não deixe de consultá-lo.

4 Semanas de Gestação

Adentrando pela quarta última semana do primeiro mês de gravidez de gravidez ; já passa a ficar perceptível a sensação dos principais sintomas que o início da gestação acarreta. Cansaço, mudanças repentinas de humor, Micçãofrequente e seios doloridos são alguns dos mais frequentes a serem notados. Nesta época da gestação ocorre uma espécie de divisão de águas entre a falta do conhecimento sobre a gestação e a percepção das mudanças evidentes que levam a crer em ujma gravidez. Depois dos enjôos, dos vômitos, da sensibilidade com cheiros e gostos; a maioria das mulheres passam pela fase da desconfiança apenas nesta quarta semana; quando o ciclo menstrual atrasou por um tempo maior do que o esperado e não resta mais dúvidas ao menos da possibilidade do que está acontecendo.
A descoberta da gravidez é uma passagem importante e quase um ritual que firma as responsabilidades dos futuros (ou já) papais. Responsabilidades essas que só tendem a aumentar cada vez mais com o passar do tempo. É por esta forma que é preciso realizar uma consulta tão imediata seja a descoberta da gravidez ou da suspeita dela,para que os pais se certifiquem que está tudo certo e tranquilo no início da gestação durante este primeiro período; que é o mais crítico de toda a gestação por se tratar do estágio em que está ocorrendo a formação do bebê.
A partir da quarta semana de gravidez; bebê que ainda é um embrião neste momento – se formos nomeá-lo de forma correta – está começando a se desenvolver; neste momento ocorre a formação do vilo corial, esta formação perdurará até o final da semana. Além disto já é possível ver o saco gestacional através de uma ultra-sonografia transvaginal.

 

Alterações no seu corpo

Para a mulher também começa a ser evidente as transformações que estão ocorrendo sem seu próprio corpo. Já é possível perceber-se mais pesada, os seios começar a tomar uma forma mais arredondada e eles também começam a preparar-se para a amamentação; ou seja o próprio organismo começa a dar sinais evidentes de que está em acentuada mudança; preparando-se e modificando-se para coneguir dar vazão e suprir as necessidades de um corpo estranho e novo que se aloja em seu interior. É a mágica da vida. É a parte mais bela da gravidez, certamente, este momento em que a percepção da mulher se modifica de tal forma que ela acompanha a transformação a olhos vistos do que se passa dentro de si.
Em algumas mulheres também pode vir a ocorrer uma acentuação na cor dos mamilos. Não é uma regra, porém não é uma exceção também. Não são em todas as mulheres grávidas que isto porventura poderá vir a ocorrer, mas é em uma parcela significativa. E esta ocorrência não é passível de preocupação nem de temores; o que ocorre é puramente fisiológico e explicável. Os vasos sanguíneos começam a expandir-se para acompanhar a quantidade de sangue bombardeado para o local (lembre-se que o corpo está se preparando em sua totalidade; ou seja, a glândulas mamárias encontram-se em franca produção e modificação para fornecer e armazenar o princípio do que no futuro será a amamentação do bebê).
A barriga da mulher ainda não evidente. Há casos em que só se tornará protuberante pelo quarto mês, mas em sua maioria não tende a demorar-se tanto. A mulher provavelmente já começará a percebê-la, mas as outras pessoas provavelmente não, ou apenas pessoas muito experientes (sim, isso ocorre) que detectam pequenas mudanças rapidamente. Mas isso é raro. Comece a desde já a não forçar o uso de jeans ou roupas apertadas, forçando assim o desenvolvimento do corpo.
Desenvolvimento do seu bebê
Durante a quarta semana de gravidez o embrião em formação encontra-se com aproximadamente o mesmo tamanho de um caroço de feijão tão pequenino que se pudessemos observar a olho nu talvez também faríamos uma comparação com um caroço de maçã. Deixando as comparações com caroços de lado; é a partir deste momento que o pequenino bebê passará a a cada dia crescer um milímetro. Seus olhos parecem dois pequenos pontos escuros. O desenrolar das semanas farão com que ele passe a desenvolver pequenas protuberâncias – onde mais tarde se formarão as pernas e braços. O tubo neural ( local de onde partirão a espinha dorsal, a medula espinhal e or nervos) também começa a ser desenvolvido. O coração e o sistema circulatório aparecem entre as camadas deste meio. No corpo da mulher aparece uma primeira versão da placenta – que neste momento nada mais são que vilosidades coriônicas – e o cordão umbilical que levará os nutrientes e permitirá a condução do oxigênio até o bebê passa a ser formado também.
Nesta semana o bebê continua a se implantar no útero, enterrando-se profundamente no endométrio. Quando estiver definitivamente implantado, passará a produzir um hormônio chamado gonadotrofina cariônica humana (conhecido também por hormônio hCG), que ajuda a manter o revestimento do útero. O hormônio hCG é responsável pelos sintomas da gravidez que você está sentindo, aqueles que falamos no começo do artigo. É através deste hormônio que testes e exames podem detectar uma gravidez.

 

Descoberta comprovada da Gravidez

E é nesse momento que a maioria das mulheres passam a ter uma comprovação efetiva de sua gestação. O que até então era apenas uma dúvida ou uma suspeita passa a ser a descoberta de uma vida que cresce a olhos vistos dentro de seu corpo. O teste da gravidez realizado nesse momento, provavelmente já terá como resultado; o positivo.
Parabéns!

5 Semanas de Gestação

5 Semanas de GestaçãoParabéns! Entramos na quinta semana! Neste estágio você já descobriu a sua gravidez, já experimentou e saboreou as primeiras modificações que estão ocorrendo no seu corpo, já começou a tomar as primeiras precauções, já fez sua primeira visita médica, iniciou o seu pré-natal e já tem a noção do que é ser mãe. Afinal, nesta etapa já começou a surgir as primeiras dúvidas, medos e preocupações comuns e sadias a todos os papais. Dúvidas de qual o profissional escolher para acompanhar a gravidez, de como contar para familiares e amigos, de como será o seu bebê, os questionamento de que será realmente uma boa mãe e outras questões mais passam a surgir nesta etapa. É saudável preocupar-se, porém não com exagero. Este é um momneto especial, seja esta sua primeira, segunda ou terceira gestação. Não apenas sua vida mudará, como a do seu parceiro, da família e dos amigos. Um bebê virá ao mundo, um novo ser que aoprenderá, produzirá, contruirá e será um ser humano que agregará valores e progresso ao universo. É lógico que é mais do que saudável perguntar-se como será este processo. Só não preocupe-se em demasia, por favor. Delicie-se e aproveite este momento ao máximo.
Quanto a gravidez propriamente dita, no sentido fisiológico e orgânico, o que até então era um procedimento interno já progrediu o sufieciente até a quinta semana da gravidez que começa a mostrar-se perceptível externamente. A cada hora que passa ocorre algumas maravilhas surpreendentes em seu corpo e no do seu bebê. E a grávida já tem consciência disto.
Nessa quinta semana; o bebê ainda continua imperceptível a olho nu a ponto de poder ser visto apenas por um aparelho microscópico. Esta ansiedade de poder observá-lo deve ser contida porque ,no entanto, não é algo que você precisa se preocupar. No decorrer do processo das semanas que virão o bebê continuará em desenvolvimento, aumentará de tamanho, continuando em progressivo e acentuamento aumento de tamanho, podendo crescer até um milímetro por dia.

 

Desenvolvimento do seu bebê

Através de uma ultra-sonografia marcada pelo seu médico poderá ser detectado os batimentos cardíacos do seu bebê. Ou seja,você ouvirá nitidamente o coraçãos de seu bebê que já está batendo a muito tempo mas ainda não era passível de observação! O crescimento do embrião nesta semana encontra-se aproximadamente entre 1,5 à 2,5 milímetros. Então através de uma ultra-sonografia também é possível visualizar o seu bebê e diferenciar algumas parte do seu corpo.

 

Alterações no seu corpo

Fisicamente, na quinta semana da gravidez, sem dúvida alguma você estará sentindo alguns dos sintomas mais comuns da gravidez, tais como náuseas, vômitos e sensibilidade mamária. Algumas grávidas declaram não sentir um ou outro sintoma, mas alguns destes já é claramente perceptível.
Neste princípio de gravidez, onde o embrião já está suficientemente fixado no útero, em franca fase de crescimento, o corpo da mulher está se modificando e a gravidez já foi devidamente notificada é mais do que necessário não exagerar e realizar trabalhos árduos ou que exijam muito do seu esforço físico.
A fadiga e o cansaço evidente também é um dos principais fatores observados nessa fase. Isto é não só comum como normal. Por este mesmo motivo é extremamente normal que a gestante passe a se sentir um pouco sonolentaem algum momento do dia. Além disso, devido ao aumento do hormônio hCG a gestante começará a perceber algumas modificações em seu “estado de espírito” e também poderá sentir mudanças repentinas de humor. Isto também é normal, mas passível de um auto controle a ser explorado, para não transformar-se naquele tipo de grávida chata e “pitizenta”. Encare seu mau humor com espirituosidade, afinal você pode dar-se ao luxo de ficar mau humorada – todos vão entender – mas há tantos mais motivos felizes e especiais nesta fase que estas irritações e nuances de humor comuns podem ser facilmente controlada.
O apetite da grávida mostrará uma guinada grandiosa; provavelmente cada vez mais alto. Sabores, odores e combinações diferentes passam a ser atrativas e interessantes. Sem dúvidas neste momento a grávida já deve está consumindo mais calorias do que consumia. É importante entender que a máxima de que “Você está se alimentando por dois” tem muito mais a ver com a qualidade do que com quantidade e variedade. Não adianta entupir-se de tudo que parece gostoso, gorduroso e calórico servindo-se do apoio da gravidez para expiar a culpa. É óbvio que é mais do que natural e merecido aproveitar da gravidez para saciar algumas vontades e desejos neste sentido, mas não esqueça-se de que está apenas no início da gravidez, muitos outros meses estarão por vir e os quilos também. É bem comum na gravidez que no primeir trimestre já possuem o peso que tranquilamente viriam a ter durante toda a gravidez. O que também pode vir a ocorrer é alimentar-se bem, porém sem os nutrientes e vitaminas necessários (e no estágio inicial da gestação não é apenas importante como fundamental para a correta e sadia formação do feto). Uma dieta balanceada e indicada por um especialista é muito importante. Não tente montar você mesma sua dieta ou apenas seguir conselhos da avó que é experiente e sabe muito, mas não sabe tudo. Por isso é importante você falar com o seu médico sobre a sua alimentação, pois ele lhe dirá exatamente o que você deve ou não fazer.
E chegamos ao final da primeira semana! O corpo está formado; a gravidez está em pleno vapor e todos já começam a ser notificados deste momento especial que a grávida se encontra.


6 Semanas de Gestação

Já se passaram 5 semanas e os hormônios estão aumentando cada vez mais. Nessa etapa da sua gestação os sintomas da gravidez poderão se tornar mais intensos, portanto se você reparou qualquer mudança no seu corpo, não se preocupe.
Também é importante saber que os sintomas da gravidez podem variar de mulher para mulher e de gravidez para gravidez, portanto há a possibilidade de você sentir alguns sintomas ou até mesmo não sentir nenhum sintoma.

 

Desenvolvimento do seu bebê

Até o final desta semana o seu bebê poderá medir entre 4 à 6mm e o seu coração começará a bater em um ritmo cardíaco mais regular, enquanto isso, os seus membros superiores e inferiores começam a se forma, assim como os seus órgãos tais como rins e fígados.
Na sexta semana da gravidez, o cérebro do seu bebê e o seu sistema nervoso também estão se desenvolvendo, assim como as vesículas óticas, que mais tarde formarão os olhinhos do seu bebê.
Apesar de você ainda não poder descobrir o sexo do seu bebê nesta semana, sem dúvida ela será uma das mais emocionantes da sua gestação.

 

Sinais de aborto

Toda mãe se preocupa ao máximo com a possibilidade de haver aborto. Para prevenir que isso aconteceça, consulte o seu médico imediatamente assim que você notar alguns dos seguintes sintomas:
  • Hemorragia
  • Cólicas ou dores abdominais intensas
  • Secreções vaginais na cor marrom-escura ou coágulos de sangue
Nem todos os sintomas citados acima é sinal aborto. Muitas mulheres sagram no início da gravidez e mesmo assim dão à luz a bebês saudáveis. Contudo, se você está sentindo alguns dos sintomas citados acima, é aconselhável que você comunique rapidamente ao seu médico.

 

Alterações no seu corpo

Geralmente, na sexta semana da gravidez o desconforto tende a ser maior para a maioria das gestantes, e um dos sintomas típicos que mais podem incomodar você são:
  • Corrimento nasal
  • Salivação excessiva
  • Constipação
  • Azia
  • Sonolência
Lembre-se que nem todas as mulheres sentem os sintomas da gravidez. Além disso cada gravidez é diferente e você pode sentir ou não os sintomas da gravidez anterior.


7 Semanas de Gestação


Desenvolvimento do seu bebê

7 Semana de GestaçãoNesta semana o seu bebê estará passando por alguns processos de mudanças extraordinários. A cabeça, o coração, medula espinhal, e alguns dos vasos sanguíneos começam a se formar. Como estes vasos se forma, o coração começa a bombear fluído através deles, e os primeiros glóbulos vermelhos do seu bebê são criados.
Nesse momento o seu bebê deve está medindo cerca de 7 a 9 mm, o que pode ser comparado à um caroço de feijão.
Sem dúvida você já deve estar morrendo de curiosidade e esperando com impaciência para ver o rosto do bebê não é verdade? infelizmente você ainda terá que esperar um pouco mais, entretanto, nesta semana, o rosto do seu bebê já estará começando a se forma. A boca, narinas, ouvidos e olhos são uma das características faciais que se tornarão mais definidas nessa semana.

Seu parceiro

Nesta fase da sua gravidez você pode se sentir um pouco incerta sobre a possibilidade de relações sexuais com o seu parceiro. Há muitos homens que se sentem desconfortáveis com esta idéia de manter relações com as suas parceiras durante a gravidez. Por isso é importante sempre que você e seu parceiro sempre exponham o que estão sentindo, pois só assim o casal poderá chegar a uma conclusão. Quanto a manter relações sexuais durante a gravidez, não tenha dúvida, pois é perfeitamente seguro.

Alterações no seu corpo

Nessa fase da sua gestação, com o aumento dos seus hormônios devido a gravidez, a sua pele pode se tornar mais oleosa, e possivelmente você estará propensa a ter espinhas. Se este é o seu caso não se preocupe, pois essas espinhas vão embora assim que você entrar no segundo trimestre da sua gravidez. Esses hormônios também podem fazer com que os seus cabelos fiquem mais grossos e mais brilhantes.
Você também pode ter ganhado alguns quilinhos, mas aparentemente pode ainda não estar visível, mas daqui há algumas semanas ou meses ela começará a aparecer, e logo logo você terá que comprar outras roupas!


8 Semanas de Gestação

A partir da oitava semana da sua gravidez você vai começar a perceber o quão rápido as coisas estão indo, e por um instante poderá ficar até assustada, o que é absolutamente normal, afinal qual mulher não se assustaria ao ver que suas roupas favoritas estão começando a ficar apertada? Pois é, mas logo logo você vai se acostumando.
Provavelmente você já deve ter agendado a sua primeira consulta ao médico, e caso ainda não tenha agendado deverá fazer o quanto antes, pois é muito importante para você e para o seu bebê.
Você sabia que as mulheres que começam a consulta pré-natal nos primeiros três meses da gravidez tem maior possibilidade de que seus bebês nasçam mais saudáveis do que as mulheres que começam a consulta mais tarde? Pois é, por isso não deixe de realizar a primeira consulta, pois ela pode diminuir possíveis riscos da gravidez.

 

Desenvolvimento do seu bebê

Durante a oitava semana da gravidez o seu feto já tem cerca de 20 milímetro de cumprimento, ou seja, ele está medindo aproximadamente o tamanho de um feijão grande, e cada vez mais ele se parece com um lindo bebê! Além disso, o seu bebê está se desenvolvendo cada mais, suas pálpebras, orelhas, lábio superior e o seu nariz estão se formando e dando cada vez mais características de um lindo bebê.
Quando o corpo do bebê está alongado, os braços e pernas já podem ser reconhecidos, e você poderá ver os ossinhos através de sua pele, pois a pele dele ainda é muito fininha.
Além dessas maravilhas, muitas outras acontecem, e que só podem ser vistas através de uma ultra-sonografia.


Alterações no seu corpo

Durante esta fase da sua gestação você poderá sentir um pouco de desconforto no útero, pois com o desenvolvimento da sua gravidez, o útero vai crescendo, e isso causa um certo incômodo.
Seus seios também estão crescendo, e você poderá senti-los mais pesados, o que causa um certo incômodo para a maioria das mulheres que estão grávidas.
O que você deve ou não comer:
Procure evitar ao máximo alimentos gordurosos como frutos do mar, bebidas industrializadas e carnes muito gordurosas. Elas podem afetar a sua saúde e a do seu bebê, por isso evite-as.
Uma boa alimentação na gravidez consiste basicamente em alimentos naturais. Portanto, procure comer muitas frutas, verduras, legumes, queijo branco, pão integral e se puder, tome bastante água de côco.


9 Semanas de Gestação

9 Semanas de GestaçãoParabéns! Sua gravidez já está na nona semana de gestação e progredindo para a décima semana. Não há dúvidas que as suas expectativas para o dia do parto estão aumentando cada vez mais não é mesmo?
E para aumentar ainda mais essa ansiedade, essa semana da sua gestação trará algumas novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê e sobre o seu corpo.

 

Desenvolvimento do seu bebê

A partir dessa semana da sua gestação o seu bebê deixa de ser chamado de “embrião” e passa a ser chamado de “feto”, que é uma palavra latina que significa “um jovem”.
O seu feto, ou o seu bebê como prefere chamá-lo, está crescendo cada vez mais, e nessa semana ele já está medindo aproximadamente 2,5 cm, o que pode ser comparado a uma azeitona verde.
Seus nervos e os seus músculos começam a se forma e os órgãos reprodutivos internos tornam-se os testículos caso o seu bebê seja menino e ovários caso seja menina.
Além dessas novidades que acontece com o seu bebê durante essa semana, no vídeo abaixo, você poderá saber quase tudo o que está acontecendo com o seu feto dentro da sua barriga.

 

Alterações no seu corpo

Nessa semana da sua gestação você pode notar um aumento peso, que pode estar mais associado com a retenção de líquidos, e não com as guloseimas que você deve estar comendo.
Umas das incomodações que surgem nessa semana é a congestão nasal e sangramentos no no nariz, o que é muito comum durante a gravidez. O melhor a se fazer nesses casos é usar um vaporizador ou umidificador para ajudar a diminuir os sintomas.
E assim como nas semanas anteriores, alguns sintomas como cansaço, enjôo, tonteira, micção freqüente, azia, indigestão, dores de cabeça e náuseas podem continuar a persistir.


10 Semanas de Gestação

10 Semanas de GestaçãoEnfim você chegou a décima semana de gestação e que sem dúvida deve ser comemorada.
Nessa semana da sua gestação, você deve estar se sentindo um pouco mais positiva em relação à gravidez. Certamente você já deve ter tido a oportunidade de ouvir os batimentos cardíacos do seu bebê pela primeira vez no consultório e está cada vez mais ansiosa para o dia do parto.
Essa poderá ser uma semana um pouco estranha para você, começando pelas mudanças de humor repentina que podem ocorre, e com o possível desaparecimento das náuseas, além disso você poderá sentir os primeiros movimentos do seu bebê.

 

O desenvolvimento do seu bebê

Nessa semana da sua gestação o seu bebê está medindo aproximadamente 1,50 cm e o seu peso pode estar próximo de 5 gramas.
Ele se tornará muito mais ativo do que nas semanas anteriores, porém, seus movimentos ainda serão muito leves, a ponto de você não perceber. Ele estará movimentando pernas e braços, e que só serão possíveis vê-los através de uma ultra-sonografia.
O seu cérebro cresce muito rapidamente, em cerca de 250 mil novos neurônios por minuto.
Além disso, após 10 semanas de gravidez, os órgãos sexuais externos do seu bebê começam a se desenvolver, porém ainda é muito difícil distinguir o seu sexo.

Alterações no seu corpo

Durante essa semana o seu corpo está passando por algumas modificações físicas e emocionais. Um dos fenômenos que pode acontecer com você são as alterações de humor repentina, o que é muito comum durante a gravidez.
Os sintomas como enjôos e náuseas que você tinha nas semanas anteriores, podem desaparecer nessa semana, ou pelo menos diminuir a freqüência de ocorrências.
Além disso, com o aumento do seu peso, seus seios e seus quadris aumentarão e provavelmente as suas roupas começarão a ficar apertadas e sem dúvida você terá que comprar roupas novas.


11 Semanas de Gestação

11 Semanas de GestaçãoJá se passaram onze semanas de gestação e sem dúvidas você já deve ter notado desde a semana passada um aumento de peso e conseqüentemente a barriguinha saliente começou a aparecer.
Vamos dar uma olhada em outras novidades que vão acontecer com você e com o seu bebê:

 

O desenvolvimento do seu bebê

Nessa semana o seu bebê começa a gerar os seus próprios glóbulos vermelhos e a produzir urina, que é o principal componente do líquido amniótico. A sua pele ainda continua transparente, mas logo se tornará uma membrana multi-camadas e perderá a transparência.
Durante essa semana ele está medindo aproximadamente 50 milímetros e pode chegar a pesar 8 gramas, além disso, ele também poderá ganhar uma quantidade substancial de peso nesta semana.
As palmas de suas mãos também tornam-se mais sensíveis, fazendo com que ele sinta tudo o que toca. Além disso, o olfato do seu bebê e os outros sentidos vão começar a se desenvolver nesta semana.
Outra novidade interessante também, é que nessa semana o seu bebê começará a explorar o seu próprio corpo, como por exemplo brincar com o seu próprio nariz.


Alterações no seu corpo

O seu útero já está do tamanho de uma laranja, e consequêntemente você também ganhou um peso a mais, o que é normal durante a décima primeira semana da gravidez.
Nessa fase da sua gestação você poderá perceber que os seus cabelos e suas unhas estão crescendo muito mais rápido do que nas semanas anteriores.
Outro fenômeno que pode ocorre com você é o aumento na produção de saliva, e possivelmente fazendo com que você crie o hábito de cuspir, sim isso mesmo, cuspir a todo momento.
Outra mudança corporal bastante comum que pode acontecer são as dores de cabeça. Elas ocorrem devido às mudanças nos níveis hormonais.
É importante lembrar que nem todos os sintomas que citamos aqui são regra para todas as mulheres. Os sintomas podem variar de mulher para mulher e de gravidez para gravidez. Portanto da mesma forma que você possa sentir todos ou alguns sintomas que citamos acima, você também poderá não sentir nenhum.


12 Semanas de Gestação

12 semanas de GestaçãoVocê já está completando 12 semanas de gestação e o terceiro trimestre está quase terminando. Nessas horas provavelmente qualquer pessoa pode notar que você ganhou uns quilinhos. Caso você esteja mantendo a sua gravidez em segredo, essa é a melhor hora para contar para seus familiares e para todas as suas amigas e amigos que você está finalmente grávida.
Na sua última semana do trimestre da sua gestação o seu bebê continua a se desenvolver e crescer rapidamente. O seu corpo também poderá experienciar algumas modificações.
Vamos dar uma olhada no que vai acontecer com você e com o seu bebê nessa semana:

 

O desenvolvimento do seu bebê

O seu bebê está crescendo em passos muito largos nesta semana. Na semana passada ele pesava cerca de 8 gramas, e nesta semana está pesando cerca de 14 gramas e mais de 5 cm de comprimento.
Até o momento, quase todos os órgãos do seu bebê estão formados. O seu coração começa a bombear vários litros de sangue através do seu corpo todos os dias.
Os dedos se separam e os cabelos do seu bebê começam a crescer, e os seus órgãos genitais começam a se desenvolver de acordo com o sexo do seu bebê.

Alterações no seu corpo

A partir dessa semana você pode começar a se sentir melhor, pois os sintomas como cansaço, náuseas e enjôo podem começar a diminuir a freqüência de ocorrências.
Nesta semana o volume de sangue também aumentou, e por causa disso, dores de cabeça e tonturas podem surgir, o que é muito comum nesta semana da sua gestação.
O seu útero também cresceu, assim como o seu bebê e sua barriga, e obviamente as suas roupas estão começando a ficar apertadas, o que vai render a você boas horas de compras no shopping. Boas compras!

Alerta:
Uma das coisas que é muito raro de acontecer mas você deve prestar atenção, são os sangramentos ou corrimentos vaginais. Se pelo menos um deles vir a acontecer com dores muito intensas é aconselhável que você consulte o seu médico o mais rápido possível. O quanto antes for diagnosticada o motivo destes sintomas, melhor será para você e para o seu bebê.


13 Semanas de Gestação

13 semanas de GestaçãoFinalmente você chegou na semana 13 da sua gravidez, o segundo trimestre da sua gestação.
Muitas mudanças ocorreram nos primeiros três meses de gestação, e junto com elas muitas incomodações. No entanto, a partir desta semana as coisas tendem a melhorar para você.
Muitas mamães afirmam que este é o momento da gestação em que elas se sentem mais confortáveis, pois as ocorrências dos sintomas como náuseas, tonturas e enjôos diminuem.
Além disso, este é o momento em que os pais e outros membros da família começam a ficar mais envolvidos com a gravidez. Portanto, esteja preparada para receber muitos beijinhos e abraços.
A partir dessa semana tudo será diferente, começando com o seu bebê, que se desenvolverá muito mais rápido, além disso, algumas mudanças também podem ocorrer. Vamos dar uma olhada:

 

O desenvolvimento do seu bebê

Nesta semana o seu bebê terá uma semana bastante movimentada. A esta altura ele já adquiriu algumas habilidades de movimentação que dão a possibilidade dele fazer alguns movimentos muito bonitinhos, como pode exemplo brincar com o nariz, e até mesmo chupar o dedinho.
Neste período, o seu bebê está começando a aumentar de tamanho e de peso rapidamente, e neste momento, o seu bebê já deve estar medindo cerca de 6 cm de comprimento e pesando algo em torno de 14 a 21 gramas.
A cabecinha do seu lindo bebê já está de um tamanho proporcional em relação ao seu corpinho. Além disso, as cordas vocais já estão formadas, porém ele não poderá produzir qualquer som no momento, pois ele está imerso em líquido amniótico, e como as ondas sonoras viajam através do ar, o seu bebê fica impossibilitado de produzir qualquer som.
Outra novidade super interessante é que os olhos e as orelhas do seu bebê estão começando a se posicionar corretamente, deixando o seu bebê cada vez mais bonito.
A essa altura você deve estar bastante ansiosa para saber o sexo do seu bebê não é mesmo?
Pois então temos boas notícias para você. Através de uma ultra-sonografia já pode ser possível identificar o sexo do seu bebê. No entanto, ainda há uma chance de no mínimo de 10% do exame ultra-som não identificar o sexo do seu bebê. Se você quiser ter certeza absoluta de que o exame irá detectar o sexo do seu bebê, você deverá faze-lo a partir da 16ª semana.

 

Alterações no seu corpo

Diferente das semanas anteriores, esta semana você pode sentir um pouco de alívio. Este alívio é devido a diminução dos sintomas tais como náuseas, tonteiras e enjôos durante esta semana.
No entanto, há algumas indomodações que podem aparecer nesta semana, porém um pouco raras de acontecer. Entre elas as dores abdominais, também conhecidas como “dor no ligamento redondo” , que são causadas devido ao aumento do útero.
Outros probleminhas que também podem ocorrer durante esta semana são as dores nas costas, inchaço e azia. Além disso, neste período da sua gestação o seu apetite também irá aumentar, o que fará com que você sinta fome a todo momento.
Cuidados que você precisar tomar durante esta semana:

  • Tome as vitamínas necessárias e tenha uma dieta saudável. Certifique-se que a quantidade de vitaminas e sais minerais como ácido fólico, ferro, cálcio e zinco para que o seu bebê cresça saudável.
  • Faça exercícios físícos, mas não extrapole.
  • Compre algumas mais largas, pois você irá precisar.
  • Acostume-se desde já a usar cremes com propriedades nutritivas e hidratante para evitar que as estrias apareçam futuramente.

A partir de agora você está oficialmente grávida, portanto se cuide e certifique-se que esteja fazendo tudo corretamente, e não se esqueça de sempre consultar o seu médico de confiança.


14 Semanas de Gestação

14 semanas de GestaçãoDepois de 14 semanas de gestação as coisas começam a ficar cada vez melhores. Nessa etapa da gestação, você está recuperando todas as energias que foram gastas durante as primeiras semanas da gravidez.
Nesse momento, todos os seus familiares e seus conhecidos já devem estar sabendo da boa notícia, e se ainda não sabem já devem desconfiar que você está grávida. Portanto, se você ainda não deu as boas notícias, dê agora, pois este é um grande momento da sua vida e que sem dúvida deve ser comemorado. Além disso, não é todo ano que ficamos grávida, então comemore o máximo que puder!
Nesta semana da sua gestação, o desenvolvimento do seu corpo e do seu bebê será muito mais rápido. Acompanhe:

 

O desenvolvimento do seu bebê

Nesta semana da sua gravidez, o corpo do seu bebê está crescendo muito mais rápido do que nas semanas anteriores. O seu comprimento pode está entre 8 a 9,3 cm e pesando algo em torno de 25 gramas.
As orelhinhas e os olhos do seu bebê continuam a se aproximar cada vez mais do seu lugar correto, fazendo com que o seu bebê fique cada vez mais bonito.
O pescoço está ficando mais longo e o seu queixo já não repousa sobre o tórax. As articulações e os músculos permitem que o seu bebê movimente o corpo inteiro. As mãos está começando a adquirir mais movimentos, assim como as as perninhas do seu bebê.
Outra novidade bastante interessante que ocorre nesta semana com o seu bebê são as impressões digitais, as quais tornam cada ser humano único. Elas se formaram enquanto o seu bebê estava imerso no líquido amniótico.
O seu bebê está se alimentando através da placenta. Por isso, é importante que você saiba que tudo o que você come pode penetrar na parede da placenta e influenciar na saúde do seu bebê. Vale ressaltar que além dos alimentos que você ingere, produtos que entram em contato com a sua pele também podem impactar na saúde do bebê. Portanto, esteja certa de fazer as escolhas corretas e seguras.

 

Alterações no seu corpo

Nesta semana da sua gravidez, os níveis de hormônios estão se tornando constante e as mudanças de humor estão começando a sumir. No entanto, devido a diminuição dos hormônios e o fato de que seu bebê esteja pressionando contra o seu intestino, você pode começar a sentir constipação intestinal.
Uma maneira eficaz para combater a constipação intestinal é incluindo fibras em sua alimentação e beber mais água. Caso não melhore depois de algum tempo, você deve falar sobre o problema para o seu médico.
Outro fenômeno interessante que acontece com toda gestante é o aparecimento de uma linha escura no meio do abdômen, conhecida também por “linha negra”. A linha negra ocorre devido aos níveis elevados de estrógeno que provocam um aumento na produção do hormônio melanócito estimulante, o qual estimula a produção de melanina e faz com que a coloração não somente desta linha, mas como também a coloração ao redor dos seios aumente.


15 Semanas de Gestação

[15_semanas.jpg]O choque inicial de estar grávida talvez esteja começado a ir embora; você sente-se confortável. Então, e agora? Bem-vinda ao jogo da espera! Você tem sorte, pois sempre tem uma atividade que pode fazer ou planejar. Mas por que não esperar um pouco e desfrutar da paz e do sossego? Você sentirá falta disso! :-)

 

Seu corpo

Ter a energia retornando não significa que você pode abusar ou ficar acordada até altas horas. Com um bebê crescendo, o sono é algo imprescindível. Embora já tenha passado quase cinco meses de gestação, talvez você ainda não tenha se acostumado com a barriga e esteja encontrando alguma dificuldade para dormir. O que você deve fazer nesses casos, é procurar uma posição que seja confortável para você. Experimente alguns dos seguintes truques para dormir melhor.

  1. Se a sua barriga está lhe atrapalhando para ter uma boa noite de sono, rodeie-se de travesseiros e faça um ninho extraconfortável. Às vezes, a temperatura do ambiente afeta o sono, portanto, certifique-se de que o seu ar condicionado está ligado se estiver com muito calor;
  2. Algumas posições de dormir  são mais confortáveis para mulheres grávidas. Se você tem o costume de dormir de lado, procure  deitar-se no seu lado esquerdo. Essa posição é melhor para a circulação sanguínea, o feto recebe melhor os nutrientes e também você facilita os rins a eliminar os restos. Acostumar-se com essa posição já no começo da gestação ajudará a dormir melhor quando sua barriga estiver enorme.
Nessa fase, outro sintoma que talvez esteja lhe importunando é a salivação excessiva, o que é absolutamente normal na atual circunstância. Embora a salivação excessiva seja inconveniente, não é algo com o que você deva se preocupar.

 

Seu bebê

Embora muitas mulheres não sintam o bebê deslocar até a 17ª semana (ou posterior), o seu pode estar fazendo sua própria festa na Bolsa amniótica (que ele chama de casa). Se você se sentir sua barriga um pouco alvoroçada, pode ser que não seja fome ou gases, talvez seja seu bebê pulando e dando soquinhos na sua barriga.
Veja o que mais deve está acontecendo esta semana:
  • A cabeça do bebê já está bem segura sobre um pescoço bem formado. As sobrancelhas e cílios começarão a crescer. O cabelo também e com um estilo bem criativo;
  • A pele ainda é muito fina. As veias podem ser vistas através dela. Uma fina camada de pêlos, chamada de lanugo, cobre o corpo do bebê. Geralmente desaparece ou diminui consideravelmente antes do nascimento;
  • Apesar dos olhos do bebê estarem fechados e selados, eles já são sensíveis à luz. Os olhos e ouvidos dele, finalmente, estão com suas características reais agora.  Os olhos continuam a se mover para o centro da face mas ainda estão bem longe um do outro. Enquanto seu bebê estiver praticando sucção e deglutição ele poderá também soluçar. Ele soluça quando engole um pouco de líquido amniótico. Soluçar um pouco, além de ser normal, faz bem para o bebê, não se preocupe! Você saberá quando ele está soluçando, pois sentirá um pulinhos na barriga;
  • Os ossos do seu bebê estão retendo bastante cálcio, devido a isso estão começando a ficar cada vez mais duros;
  • Outra novidade desta semana é que o seu bebê irá começar a exercitar os seus músculos, e talvez você comece a sentir o seu bebê fazer os seus primeiros movimentos na sua barriga. A princípio você achará um pouco estranho, mas logo logo você vai se acostumando.
  • Durante o próximo mês, seu bebé irá crescer mais rapidamente, por isso, certifique-se de ingerir alimentos nutritivos e fluidos (água, sucos,...) suficiente para apoiar o seu crescimento. A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar de  93 a 103mm. O peso dele é algo em torno de 55 gramas.

16 semanas Gestação16 Semanas de Gestação

Dezesseis semanas de gestação, seu bebê está se desenvolvendo cada vez mais e mais, e nesta semana talvez você já possa sentir ele se movimentando na sua barriga. Além disso, outras novidades super interessantes também podem acontecer. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

O corpo do seu bebê está se desenvolvendo rapidamente, e neste momento ele deve estar medindo aproximadamente 11 cm e pesando algo em torno de 80 gramas.
Nesta semana o seu bebê será capaz de manter a cabeça um pouco mais reta, e os seus olhos finalmente começarão a se posicionar corretamente, deixando o seu bebê cada vez mais bonito.
O cordão umbilical está agora firmemente preso à barriga do seu bebê, assim, fornecendo os nutrientes necessários.
O cabelo do seu bebê está começando a crescer, e a cada semana que se passa, ele continuará crescer mais e mais. Sem dúvida isso desperta uma certa curiosidade em você para saber qual será a cor do cabelo do seu bebê não é mesmo? No entanto, você não poderá saber até após o nascimento, e mesmo assim, o cabelo do seu bebê pode cair e mudar as cores dentro dos primeiros meses de vida. Essa mudança inesperada de cor também pode acontecer com os olhos do bebê. Alguns bebês nascem com olhos verdes e gradualmente vão se tornando mais escuros durante os primeiros meses.
Se durante esta semana você fizer o exame de ultra-som a possibilidade de você saber o sexo do seu bebê será maior do que nas semanas anteriores, portanto, se você está morrendo de curiosidade para saber o sexo do seu bebê, vá correndo fazer uma ultra-sonografia!
Uma outra novidade que sem dúvida deixará você ainda mais feliz é que o seu bebê já está mais receptivo aos estímulos externos. Isso significa que você já pode conversar com o seu bebê e inclusive colocar músicas para ele ouvir. Você deve estar pensando: por que botar música para o bebê ouvir? Isso pode trazer benefícios? Sim. Não só a música pode trazer benefícios, e sim qualquer coisa que faça com que você sinta prazer ou relaxamento. Além disso, um estudo realizado na República da China, indicou que as gestantes que ouvem música pelo menos 30 minutos todos os dias, podem apresentar menos sintomas de estresse e depressão.

Seu corpo

O seu coração continua a aumentar o volume de sangue para suprir o seu bebê com oxigênio. Seu coração está bombeando aproximadamente 20% sangue a mais do que nas semanas anteriores da sua gestação. Este aumento de volume irá continuar a aumentar durante a sua gestação, podendo chegar a 30% a 50% até o final da gravidez. No entanto, este aumento no volume de sangue pode fazer com que você fique com o seu nariz entupido ou até mesmo fazer com que ele sangre de vez em quando. Como o volume de sangue aumenta, ele afeta o seu nível de estrogênio, e faz com que a mucosa nasal fique inchada, assim, resultado no entupimento ou sangramento nasal.
Nesta fase da sua gestação, os seios cresceram muito. Você pode precisar de sutiãs maiores. Algumas mulheres ficam felizes por ganharem mais volumes em seus seios, enquanto outras consideram um fardo. No entanto, apesar de você está feliz ou não com o aumento dos seus seios, você deve se lembrar que isto ocorre porque os seus seios estão se preparando para produzir o alimento necessário para o seu bebê: o leite materno.


17 Semanas de Gestação

17 semanas de GestaçãoAté o momento você deve estar super feliz por até agora estar tudo dando certo na sua gravidez e super curiosa com as novidades que estão por vir não é mesmo? Essa sensação é sem dúvida uma das mais realizadoras e maravilhosas que uma mulher pode presenciar que deve ser comemorada a cada dia dia.
Apesar de ser um momento super emocionante da sua vida, você não deve esquecer que também é um momento delicado e que você tem que se cuidar, além disso, é muito importante que você não deixe de fazer o acompanhamento médico, pois através dele o seu médico pode reduzir as chances de possíveis problemas. Portanto não deixe de consulta-lo.
Nesta semana você se encontra ainda mais feliz e o seu bebê a cada dia dia se desenvolve mais e mais. Acompanhe as novidades que estão por vir:

 

Desenvolvimento do seu bebê

A esta altura da sua gestação o seu bebê está medindo aproximadamente 12 cm de comprimento e pesando algo em torno de 100 gramas.
Além da lanugem, o corpo do seu bebê também está coberto por uma substância gordurosa chamada vermix, que tem por finalidade proteger a pele do seu bebê.
A placenta, que tem por finalidade fornecer nutrientes e oxigênio para o seu bebê, e que também é responsável pela eliminação de resíduos, continua a se desenvolver. Nesse exato momento ela contém milhares de vasos sanguíneos que tem por objetivo transportar nutrientes do seu corpo para o corpo do bebê.
E como toda criança gosta de se destrair brincando, não será diferente com o seu bebê, que a essas horas já deve estar brincando com o cordal umbilical, segurando-o, agarrando-o e puxando-o com toda a sua forcinha, mas não se preocupe, pois ele não segura por muito tempo, por isso não há motivos para se preocupar e muito menos brigar com ele! Afinal não acontece nada que possa prejudica-lo.
Outras habilidades que o seu bebê está aperfeiçoando nesta semana incluem o reflexo de sucção e deglutição, que permitirão que o seu bebê alimente-se com maior facilidade.

 

Alterações no seu corpo

Durante esta semana você já pode estar sentindo os movimentos do seu lindo bebê. Se você é mãe pela primeira vez, então há uma chance de que você ainda não sinta estes movimentos, pois é o que normalmente acontece com as mães de primeira viagem. Algumas mães com excesso de peso também podem não perceber tais movimentos do bebê durante os primeiros estágios da gestação, e algumas mais magras podem sentir esses movimentos ainda mais cedo do que esta semana.
Os seus hormônios estão preparando os seus seios para a produção do leite materno, o suprimento de sangue para os seios aumentam e as glândulas que produzem o leite estão crescendo em preparação para a amamentação do seu bebê, e certamente os seus seios estão crescendo cada vez mais. A esta altura os sutiãs que você usava antes da gestação estão ficando cada vez mais apertados não é mesmo? Pois é, isso indica que logo logo você terá que comprar novos sutiãs.
É importante que você evite frenqüentar ambientes e situações muito estressantes, principalmente se for colocado muita pressão sobre você. O stress pode ter um impacto muito negativo sobre a gravidez e o parto. Além disso, existem muitos estudos que indicam que o stress durante a gravidez pode contribuir para comlicações durante a gestação, incluindo o trabalho do parto prematuro. Alguns estudos indicam que os níveis de stress elevado, especialmente nas semanas 18 e 20 da gestação, também podem resultar no aumento de um hormônio chamado CRH (Hormônio liberador de corticotropina), que tem sido associada ao parto prematuro. Esse hormônio pode fazer com que o seu corpo libere prostaglandinas, que podem resultar em contrações. Portanto, é muito importante que você se esforce para evitar o stress durante a sua gestação.
Há casos em que apesar de você tentar evitar o stress você não consegue controlá-lo, ele simplemente acontece. No entanto, existem muitas atividades que você pode fazer para amenizá-lo, como por exemplo Ioga ou meditação. Essas, são duas alternativas muito efetivas para evitar os níveis de stress durante a gestação. Se você nunca praticou ou sempre teve curiosidade sobre essas atividades, chegou a hora!


18 Semanas de Gestação

18 semanas de GestaçãoParabéns! Você está chegando no segundo trimestre da sua gestação, e desde então as coisas tem melhorado bastante em relação as incomodações que toda gestante tem durante as primeiras semanas da gestação, tais como tonteiras, enjôos e náuseas.
Junto com as incomodações das primeiras semanas da sua gestação vieram muitas preocupações, e que sem dúvida devem ter impedido você de curtir com o seu parceiro ou se divertir com os seus amigos e amigas. No entanto, essas incomodações não serão mais motivos para você deixar de aproveitar a sua gravidez fazendo as coisas que você gosta de fazer. Planeje uma caminhada, faça jantares românticos com o seu parceiro e divirta-se muito!
Nesta semana da sua gestação o seu bebê está se desenvolvendo ainda mais e pode ocorrer algumas mudanças no seu corpo. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

O seu bebê está incrivelmente crescendo mais rápido do que nas semanas anteriores, e nesta semana ele já está medindo entre 12 e 14 cm de comprimento e pesando algo em torno de 150 gramas.
A maior parte dos ossos do seu bebê estarão em processo de ossificação, ou seja, os ossinhos do seu bebê estão deixando de ser uma cartilagem mole e se tornando ossos mais fortalecidos e duros.
Neste momento o seu bebê está coberto com uma cera gordurosa conhecida como vernix. Essa cera gordurosa protege o seu bebê contra rachaduras e hematomas que podem ocorrer devido à exposição ao líquido amniótico. Além disso, devido a cera ser bastante gordurosa e escorregadia, ela facilita a saída do bebê na hora do parto.

Alterações no seu corpo

A partir desta semana você já poderá sentir um certo desconforto ao dormir devido ao aumento do tamanho da sua barriga, o que é absolutamente normal. Nesses casos, o melhor a se fazer é acostumar-se desde já a dormir de lado, mais precisamente do lado esquerdo do corpo, pois além de ser a posição mais confortável ela também é a mais indicada pelos especialistas.
Neste momento você já deve saber o sexo do seu lindo bebê, e provavelmente, você está super animada para comprar o enxoval e personalizar um lindo quarto para as boas vindas do seu bebê, não é mesmo? Pois então aproveite para ir às compras, pois, já que este trimestre você está mais calma e não há tantas incomodações, não haverá motivos de preocupação, além disso, não há nada mais prazeroso que comprar o enxoval do bebê.
Você já deve ter reparado que o seu apetite aumentou bastante desde as últimas semanas, e sem dúvida deve estar atacando tudo o que vê pela frente não é mesmo? OK, não é bem assim, mas sem dúvida você deve estar comendo mais do que comia quando não estava grávida. É importante que você saiba que durante a gravidez você não deve comer por duas, mas sim ter uma alimentação saudável e que supra as quantidades necessárias de vitaminas que o seu bebê precisa. Por isso é muito importante que você converse com o seu médico sobre a sua alimentação.


19 Semanas de Gestação

19 semanas de GestaçãoAgora que você está praticamente na metade da sua gestação as coisas devem começar a ser planejadas para a chega do seu lindo bebê. Isso significa que a partir de agora você deve pesquisar as melhores lojas para comprar as coisinhas que serão necessárias para o seu bebê. É importante que essas compras estejam dentro da sua condição financeira e sejam planejadas com antecedência para não haver surpresas desagradáveis. Portanto, converse com o seu parceiro sobre como e quando vocês começarão a realizar essas compras.
Nesta semana o seu corpo poderá sofrer algumas alterações e o seu bebê começará a dar passos mais largos no seu desenvolvimento, chegando a crescer de forma surpreendente. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Nesta semana o seu bebê tem um desenvolvimento impressionante. Ele vai estar medindo algo em torno de 14 a 18 cm de comprimento e pesando aproximadamente 200 gramas.
O sistema digestivo do seu bebê já está funcionando, e mesmo não tendo necessidade de comer, o seu bebê começa a engolir o fluido onde flutua, o líquido amniótico.
O cérebro do seu bebê está cada vez mais desenvolvendo as suas habilidades de olfato, paladar, áudio, reflexo e até mesmo o tato. Se o bebê que está se desenvolvendo dentro de você for uma menina, as genitálias tavlez já possa reconhecida e ela já produziu cerca de 6 milhões de ovos em seus ovários, embora este número diminua em 4 milhões após o nascimento do seu bebê.
Uma substância branca e pegajosa, conhecida como vernix caseoso está sendo produzida ao redor do seu bebê para proteger a sua pele. Essa substância permanecerá em volta do seu bebê até os 9 meses, mantendo a pele do seu bebê macia e suave.
Além do vernix caseoso, o seu bebê também irá começar a produzir uma substância chamada mecônio. Essa substância é uma combinação de líquido amniótico, muco, lanugem, bile e células que foram derramadas pelo intestino do seu bebê, e será evacuada pelo seu bebê durante os primeiros dias de vida.
O seu bebê já está com os rins em pleno funcionamento, e isso significa que daqui a alguns meses você irá começar as fraldas do seu bebê, mas no momento você ainda não precisa se preocupar com isso, afinal ele ainda não nasceu.

 

Alterações no seu corpo

Você pode estar achando que a sua pele está mudando, o que é extremamente normal. Algumas partes de sua pele podem ficar secas, enquanto outras até um pouco esquisitas. Certas partes também podem ficar manchadas, em particular, a sua testa ou as suas bochechas, no entanto você não deve se preocupar com isso, pois as manchas vão desaparecer logo após o nascimento do seu bebê.
Nesta fase da sua gestação as suas pernas podem começar a inchar ou até mesmo aparecer varizes, o que é algo comum na gravidez. Portanto, evite passar muito tempo em pé e dobrar as pernas quando se sentar.
A maioria das mulheres que estão grávidas se sentem um pouco inseguras em ter relações sexuais com o seus parceiros, no entanto, não há motivos para se preocupar com isso, apenas se a sua gravidez for de risco e o seu médico tenha lhe dito para não manter relações sexuais, caso contrário, manter relações sexuais com o seu parceiro não irá compromoter a saúde do seu bebê.
Você também pode notar um certo desconforto devido a azia. Isso ocorre porque o seu útero empurra a sua barriga, e com isso o processo de digestação fica mais lento, causando a sensação de queimadura do esófago. Portanto, evite fazer grandes refeições, pois assim você estaria ajudando o processo digestivo. Também é muito importante que você consulte o seu médico antes de tomar qualquer medicação para o alívio da azia.


20 Semanas de Gestação

20 semanas de GestaçãoFinalmente você está indo para a vigésima semana da sua gestação, e nesse momento você já está no meio do caminho, e sem dúvida isso deixa você um pouco mais aliviada. No entanto, você não deve deixar de se cuidar só porque na metade da gestação, muito pelo contrário, você deve continuar seguindo as recomendações que o seu médico lhe propôs.
Nesta semana pode ocorrer algumas mudanças no seu corpo e o bebê que está se desenvolvendo dentro de você está crescendo ainda mais. Acompanhe:

 

Desenvolvimento do seu bebê

Durante as últimas semanas da sua gestação, o seu bebê tem crescido de forma surpreendente, ele praticamente quadruplicou o seu peso, e neste momento ele pode estar medindo algo em torno de 16 cm de comprimento e pesando aproximadamente 260 gramas.
Ele já tem sobrancelhas finas, cabelos na cabeça e os seus membros já estão bem desenvolvidos. As suas características estão cada vez mais com a de um lindo bebê, e daqui há alguns meses você terá o prazer de carrega-lo no colo.
Apesar de seus pulmões ainda não estarem completamente desenvolvidos para respirar ar suficiente para lhe permitir sobreviver, o seu bebê já começou a praticar movimentos respiratórios.
A pele do seu bebê agora está se tornando mais complexa, formando várias camadas. A epiderme, ou a superfície da pele do seu bebê, possui quatro camas que contêm cadeias de alcance. As camadas que se formam nas palmas das mãos do seu bebê irão formar as suas impressões digitais definitivas.
Os pulmões e o sistema digestivo do seu bebê estão quase completando o seu desenvolvimento. Seu cérebro tem cerca de 30 milhões de neurônios e as suas habilidades de olfato, audição, visão, tato e paladar estão se desenvolvendo cada vez mais.
O bebê já está mais receptivo aos estímulos externos, isso significa que ele já pode ouvir as coisas que você fala, porém, como ele está imerso em líquido amniótico o som da sua voz fica um pouco distorcida para ele, mas mesmo assim ele pode ouvi-la. Portanto, se você é daquelas mulheres que gostam de mimar crianças, então você já pode começar a mimar o seu lindo bebê!

 

Alterações no seu corpo

Devido ao rápido crescimento que o seu bebê vem apresentando, o seu útero pode começar a pressionar contra o seu umbigo e fazer com que ele fique diferente, no entanto você não precisa se preocupar com isso, pois ele voltará ao normal depois que o seu bebê nascer.
Conforme o seu bebê vai se desenvolvendo, os seus órgãos internos vão sendo pressionados, e isso pode fazer com que incomodações tais como micções freqüentes, falta de ar, indigestão ou azia, apareçam. Você também pode estar suando mais.
Se você for ao seu médico, certamente ele irá medir a sua barriga para acompanhar o crescimento do seu bebê. Todo médico tem o seu próprio método de medição, e por essa razão você não deve comparar a medida da sua barriga com a de outras mulheres grávidas, pois essas medidas tendem variar de mulher para mulher.
Durante este período da sua gestação é comum sentir coceira na barriga. Normalmente elas ocorrem devido ao esticamento da pele e podem causar um certo incômodo, no entanto elas são inofensivas.
Caso essas coceiras comecem a surgir durante a sua gravidez, você deverá consultar e pedir que ele receite algum medicamento que ajude a reduzir a intensidade da coceira.



Fonte: http://www.semanaasemana.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário