Fique
só de olho para ver como seu filho vai usar as mãos e os dedos para construir
torres de bloquinhos, encaixar peças ou tentar passar uma fita por um buraco
feito no papel. Brincar com massinha ou argila também é uma ótima forma de
aperfeiçoar as habilidades motoras.
Os
pequenos movimentos de dedos, mãos e pulso envolvidos nessas atividades são a
base para a construção de outras importantíssimas conquistas físicas e mentais.
Por exemplo, para fazer uma torre, a criança precisa saber como empilhar as
peças e bolar um plano em sua cabeça para criar a estrutura.
Muitos gols pela frente
Outra
habilidade mais desenvolvida nesta fase é a de chutar uma bola grande sem cair.
Não se preocupe se seu filho estiver tendo certa dificuldade para se equilibrar
em uma perna só a fim de chutar com a outra. Simplesmente mostre como se faz e
depois jogue a bola para que ele tente. Festeje mesmo que ele só consiga
encostar a pontinha do pé e fazer um minimovimento: "Que golaço!".
É possível que a criança já esteja craque em correr, mas não muito boa em parar ou virar para um lado uma vez que tenha pego impulso. Prepare-se para as quedas e os muitos machucados que vêm pela frente, até que a coordenação para desacelerar melhore.
Desenvolvimento emocional e social: olha só quem
manda!
Agora
que consegue se comunicar com palavras e gestos, seu filho pode se revelar um
belo mandão. Mas a verdade é que ele só está experimentando para ver como a
comunicação afeta as pessoas ao redor.
Pode
ser que ele grite "Não!" assim que você começar a cantar uma música
que ele adora. Não é que ele queira mesmo que você pare. Serve mais é para
observar como você responde a uma ordem.
"Olha!"
(ou mais precisamente "óia!") é outra coisa frequente que sai da boca
das crianças nesta idade, que anseiam muito pela aprovação dos pais. Mostre que
você notou os desenhos, o brinquedo ou o que quer que seu filho esteja
apontando. Palavras de incentivo servem para que ele tenha confiança em continuar
a explorar novidades.
Amigos e inimigos
Há
crianças que cobrem os pais de abraços e beijos e respondem correndo quando são
chamadas. Gostam também de se mostrar prestativas, embora não saibam direito o
que quer dizer cooperar -- ajudam mais por perceber que isso alegra os adultos.
Outras,
contudo, passam a ser desobedientes e desafiadoras. Se seu filho não anda lá
muito carinhoso e bem comportado, tenha paciência, já que este é um momento
confuso para as crianças, porque ainda não conseguem expressar direito o que
sentem.
Procure
entender se há algum motivo específico para as birras (chegada de um novo
irmão? mudança de casa? doença na família?). Às vezes uma criança fica cheia de
sentimentos que não sabe como explicar. Faça muitas perguntas e demonstre
sempre o seu amor.
A volta das noites em claro!
Sonecas
da tarde longas demais podem acabar afetando o sono da noite e trazendo de
volta as temidas madrugadas sem fim para toda a família. A partir de agora,
talvez você tenha que limitar o soninho diurno, fazendo experiências para ver
quanto de tempo é necessário para deixar seu filho revigorado sem prejudicar o
sono da noite.
Outra
coisa importante é ter aquela famosa rotina de dormir bem estabelecida. Pode
ser um banho seguido de uma história ou música, mas não vale ficar no quarto
até a criança dormir. Crianças acostumadas a pegar no sono sozinhas voltam a
dormir mais fácil quando acordam no meio da noite do que aquelas acostumadas a
um colo ou à presença de um adulto no quarto.
Desenvolvimento da linguagem: entendimento das
palavras
O
vocabulário típico de uma criança de 1 ano e 10 meses geralmente consiste em
cerca de 20 palavras, e muitas já conseguem combinar algumas para fazer
perguntas ou comentários.
Isso
não significa que é para começar a fazer listinhas das palavras! Lembre-se de
que as crianças entendem muito mais do que falam, e a compreensão é essencial
para o desenvolvimento da linguagem. Assim sendo, o "vocabulário"
acaba sendo muito maior do que parece.
Se
você apontar para partes do corpo, é bem provável que ele consiga dizer o nome
de cinco ou mais, mas, se ainda não tiver chegado lá, veja se ele mostra no
próprio corpo onde está a que você perguntou ("Cadê o nariz do João? E a
boca?...").
Prazer da leitura
A
maioria das crianças adora olhar livros e identificar dentro deles objetos
familiares (mesmo quando o livro está de cabeça para baixo). Mesmo que não dê
para prender por muito tempo a atenção delas nesta idade, não é necessário ler
correndo para terminar a história. Na realidade, quanto mais rápido você ler,
menos atenção despertará.
Procure
ler devagarinho para que seu filho compreenda a história e permita que ele vire
as páginas e procure as figuras ou objetos que possa identificar e nomear. Pare
quando notar cansaço. Momentos de leitura prazerosa e cercada de carinho são
muito mais importantes do que chegar ao final da história.
Fonte:
http://brasil.babycenter.com/toddler/desenvolvimento/vinte-dois-meses/
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