Desenvolvimento motor: dons artísticos
Logo
logo você vai notar algumas mudanças naqueles rabiscos irreconhecíveis. Em uma
primeira etapa, por volta de 1 ano, 1 ano e meio, tudo o que seu filho
conseguia fazer era segurar o giz de cera com praticamente a mão toda e
movimentá-la ao acaso pelo papel. Depois passou a fazer linhas mais retas,
valendo-se mais do pulso.
Por
volta de 2 anos e meio, os dedos passam a ter mais agilidade, e muitas crianças
já conseguem segurar o lápis entre o dedo indicador e o polegar. Com isso, têm
melhor controle do que fazem e algumas formas começam a aparecer, como círculos
ou linhas curvas de um arco-íris.
Incentive
os dotes artísticos tendo em casa bastante material para brincar, como giz de
cera, canetinhas, tinta, argila ou massinha (fique de olho no selo do Inmetro
para garantir que são apropriados para a idade da criança). Não se preocupe
muito com resultados "concretos", já que o que importa mesmo agora é
o "fazer".
Atenção para detalhes
É
impressionante o olho e o ouvido que crianças desta idade têm para detalhes. O
que ocorre é que tantas coisas e experiências novas criam uma atenção especial
para sons, cores, tamanhos e movimentos que a maioria de nós nem percebe mais.
Não se surpreenda ao ouvir comentários sobre o "tiquetaque do
relógio" ou o "chapéu azul do carteiro".
Seu
filho vai também perceber relação entre características similares, como a barba
do vovô e a barba do Papai Noel.
Toda
essa atenção com os detalhes explica por que ele nota tão rápido uma mudança na
disposição dos móveis da sala, um corte de cabelo novo ou a página arrancada de
um livro (e geralmente pede para que tudo volte a ser como antes!).
Desenvolvimento emocional e social: volta no tempo
Não
seria uma maravilha se o desenvolvimento só fosse feito de avanços? Só que,
como praticamente tudo na vida, às vezes os passos são para a frente e às vezes
para trás. Por exemplo, uma criança que já dormia bem a noite toda começa a acordar
de novo todos os dias às três da manhã. Ou a chupeta que estava perdida e
esquecida volta com força total para a boca.
Crianças
regridem dessa forma por vários motivos, como estresse (bebê novo em casa,
volta da mãe ao trabalho, pai demitido, briga de casal, comportamentos
agressivos por parte dos pais) ou medo (do escuro, de um monstro, de separação
dos pais). O empenho muito forte em aprender uma nova habilidade também pode
levar ao "esquecimento" de outra.
Se
isso acontecer, o melhor que você tem a fazer é dar muito carinho e segurança,
sem criar grandes dramas. Não é o fim do mundo ceder um pouco, só deixando
claro os limites ("Sim, pode ficar de fralda por umas horinhas e depois a
gente volta para a cueca, tá?"). Crianças crescem, não tem jeito, e não
vai demorar para que ele mate a saudade do comportamento de "bebê" e
esqueça do assunto.
Caso
ache que realmente há algo de errado, não hesite em conversar com o pediatra. É
raro, mas pode acontecer de uma disfunção física provocar a perda de habilidades
previamente conquistadas.
É meu!
É
quase regra: crianças de 2 anos brincando acabam disputando o mesmo brinquedo.
Elas tendem a ser super protetoras em relação a seus objetos, e a capacidade de
emprestar e dividir só vai surgir de verdade daqui um ou dois anos. Para evitar
disputas acirradas, você pode:
•
Usar bastante as palavras "dividir", "emprestar" e
"compartilhar" ("Quer que a mamãe empreste a revista para você
ver?").
•
Apartar as brigas tirando o objeto do desejo e redirecionando as crianças para
outra atividade ("A boneca vai descansar agora. Vamos fazer bolhinhas de
sabão?").
•
Planejar atividades em que cada criança possa ter um item próprio, como brincar
com massinhas ou desenhar na cartolina.
•
Elogiar seu filho quando dividir algo com um coleguinha. A chamada técnica do
reforço positivo dá muito certo.
Desenvolvimento da memória
Do
que será que uma criança de 2 anos consegue se lembrar? Cada dia mais coisa. Existe
um jeito de pensar conhecido como pensamento simbólico, o que basicamente quer
dizer que ela consegue ver com os olhos da mente. À medida que experiências e
hábito criam novas conexões no cérebro, cresce a capacidade de acessar essas
imagens captadas no dia-a-dia.
Daí
ela se lembrar de como é o urso que perdeu, da rua da casa da vovó, da comida
que comeu na festa do amigo ou do programa que fez com você no fim de semana
passado.
Estimule
esses alicerces da memória fazendo muitas perguntas sobre coisas que ela sabe
("Como é mesmo que se chama a mãe do Felipe?") e, ao anoitecer, faça
uma retomada de tudo o que aconteceu durante o dia ("E depois que você
almoçou, a gente foi aonde?").
Fonte: http://brasil.babycenter.com/toddler/desenvolvimento/vinte-nove-meses/
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