Desenvolvimento físico: pedaladas seguras
Grande
parte das crianças consegue andar de triciclo entre os 2 e 3 anos, algo que
requer força muscular e coordenação motora. É sempre bom começar com um modelo
de plástico daquele tipo mais baixinho e com menor risco de virar, para que a
criança sinta segurança e pegue o jeito de como pedalar, e só depois passar
para um maior e mais alto.
Andar
de bicicleta, mesmo que com rodinhas, é só mais para frente, quando o
equilíbrio e a coordenação estiverem ainda mais desenvolvidos.
Escolha
com cuidado o local onde seu filho andará de triciclo, porque, devido à baixa
altura em relação ao chão, eles facilmente passam despercebidos por carros em
marcha a ré.
Desenvolvimento emocional e social: Ele só quer
saber do papai (ou da mamãe)
Procure
não achar que é pessoal caso seu filho comece a preferir o pai (ou vice-versa)
para certas tarefas. Um dia ele poderá decidir que só o pai vai ler as
histórias da hora de dormir e ninguém mais.
Às
vezes o hábito acaba criando este tipo de comportamento: se a mamãe tende a
arrumar a cozinha na hora de a criança dormir e o pai é quem mais vezes conta a
tal da história, isso passa a ser regra. Outras vezes o pai viaja muito e a
criança acaba querendo que só a mãe faça tudo como uma forma de reclamar e
dizer "senti muito sua falta, não gostei e fiquei com medo de que você não
voltasse nunca mais".
Não
se chateie e saiba que esses comportamentos são temporários. Se for você a
preterida, não demonstre mágoa, cobre atenção ou tente "comprar" seu
filho com brinquedos ou mimos; e se for o seu companheiro, tente pensar em
atividades que geralmente são feitas com ele para dar uma chance de reconectar
o seu filho, além de proporcionar um tempo de respiro para você. Mantenha as
rotinas da família e você verá que tudo vai voltar ao normal.
Mentiras
Nesta
fase da vida, a linha que divide fantasia de realidade é bem pouco definida,
daí a tendência de algumas crianças a mentir. A intenção não é enganar e sim de
dizer algo que vá fazer você feliz -- mesmo que não seja verdade.
O
importante agora é que seu filho não tenha medo de contar a verdade e se sinta
compelido a inventar histórias. Por exemplo, se ele negar que pintou a parede,
tente limpar a área com calma e explicar que tinta é para ser usada no papel ou
livrinhos de pintar. Outra possibilidade é usar o bom humor, embarcar na
história e deixar que seu filho perceba sozinho o absurdo da situação.
As
mentiras são fruto também da imaginação cada vez mais ativa. Muitas vezes as
crianças acreditam que certas coisas que pensaram realmente aconteceram --
talvez tenha sido a bruxa que se escondia atrás da porta que espalhou todos os
brinquedos pelo chão...
Desenvolvimento da linguagem: estimule sem forçar
"Uma,
duas, três caixas!". A capacidade para contar uma sequência começa a
existir por volta dos 3 anos, pelo menos de forma intuitiva. Primeiro a criança
consegue identificar quando há um de alguma coisa e depois mais de um (embora
sem saber se são dois ou cinco).
Aos
3 anos pode até contar três objetos, mas se for até 10 o mais possível é que
esteja simplesmente recitando os números de memória. Crianças desta idade não
entendem ainda o conceito de quantidade.
A
melhor maneira de estimular o potencial para a matemática é incorporar
referências numéricas ao dia-a-dia. Conte os degraus quando subir uma escada ou
os bloquinhos que empilharem ao brincar. Leia muitos livrinhos, o que ajuda a
criança a entender que certos símbolos na página querem dizer alguma coisa.
Quebra-cabeças
de encaixar formas (triângulos, retângulos, círculos) também são um ótimo
exercício de pré-leitura (chave para qualquer área do aprendizado) e
coordenação espacial.
Fonte:
http://brasil.babycenter.com/a3400551/a-crian%C3%A7a-de-2-anos-e-11-meses
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