sexta-feira, 1 de julho de 2016

Ele não é hiperativo, só precisa dormir!

Olá mamães, papais, titios, avôs, toda família do Bloguinho!
Parece até menira o título dessa matéria, mas de acordo com o médico norte- americano Vatsal Thakkar (especialista em psiquiatria - Universidade de Medicina de Nova Iorque), mais de um terço dos casos diagnosticados como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), são apenas episódios de privação do sono.
Segundo o Dr. Thakkar existe uma grande semelhança entre ambas às situações. Esse fator somado ao pouco conhecimento médico sobre o assunto acaba gerando inúmeros diagnósticos errados de hiperatividade. A privação do sono nas crianças não causa sonolência, como muitos
acreditam, mas sim agressividade, incapacidade de concentração, esquecimento, hiperatividade... Ou seja, sintomas muito parecidos com o TDAH, afirma Takkar.



Reforçando o argumento do médico norte-americano, vários estudos comprovaram que crianças hiperativas possuem distúrbio do sono, como o ressonar ou a apneia, dificultando o simples ato da dormida. Entre um desses estudos, foram analisadas 11 mil crianças britânicas, onde foi constatado que as que possuíam problemas respiratórios durante o sono tinham 20 a 60% mais probabilidades de ter dificuldades comportamentais aos quatro anos e 40 a 100% quando chegassem aos sete.

No ano de 2006, outro estudo desvendou que a cirurgia da remoção das amídalas realizada com intuito de melhorar a qualidade do sono, eliminou os sintomas de hiperatividade em metade das crianças. Um ano após a cirurgia metade das crianças que foram diagnosticadas com TDAH já não possuíam mais os sintomas.

E então, acharam os argumentos do Dr. Vatsal Thakkar válidos?
Por via das dúvidas, é melhor se manter atento a problemas respiratórios dos pequenos e garantir uma boa noite de sono. Quer saber mais sobre quantas horas de sono cada idade precisa ter? Clique aqui! Para saber mais sobre hábitos saudáveis na hora de dormir Clique aqui!

Muito obrigada pela companhia de vocês!

Beijinhos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário